O processo de construção da FlexQuest por professores de ciências: análise de alguns saberes necessários
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400016 |
Resumo: | ResumoEste artigo apresenta os resultados de uma investigação que objetivou analisar alguns saberes necessários ao processo de construção da estratégia FlexQuest (FQ) por professores de ciências. Esta estratégia utiliza-se da internet e dos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) para desenvolver atividades de ensino. A investigação foi realizada com professores de ciências da rede básica, e licenciandos em Ciências da Natureza, participantes de um curso, no qual construíram cinco FQ sobre o conteúdo puberdade. Eles relataram algumas dificuldades encontradas, e indicaram alguns saberes demandados no processo. A partir dos relatos e da categorização de Shulman sobre saberes docentes, são indicadas algumas necessidades formativas para o trabalho com a FQ. A necessidade de aprender a utilizar o computador e a internet com fluência soma-se à necessidade de: conhecer a TFC e seus princípios, aprender a problematizar o conteúdo, entender a aplicação concreta dos conceitos, e desenvolver a capacidade de interpretação e criação. |
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O processo de construção da FlexQuest por professores de ciências: análise de alguns saberes necessáriosFlexQuestFormação de professoresEnsino de ciênciasTeoria da flexibilidade cognitivaResumoEste artigo apresenta os resultados de uma investigação que objetivou analisar alguns saberes necessários ao processo de construção da estratégia FlexQuest (FQ) por professores de ciências. Esta estratégia utiliza-se da internet e dos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) para desenvolver atividades de ensino. A investigação foi realizada com professores de ciências da rede básica, e licenciandos em Ciências da Natureza, participantes de um curso, no qual construíram cinco FQ sobre o conteúdo puberdade. Eles relataram algumas dificuldades encontradas, e indicaram alguns saberes demandados no processo. A partir dos relatos e da categorização de Shulman sobre saberes docentes, são indicadas algumas necessidades formativas para o trabalho com a FQ. A necessidade de aprender a utilizar o computador e a internet com fluência soma-se à necessidade de: conhecer a TFC e seus princípios, aprender a problematizar o conteúdo, entender a aplicação concreta dos conceitos, e desenvolver a capacidade de interpretação e criação.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400016Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.4 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150040016info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rosangela Vieira deLeão,Marcelo Brito Carneiropor2015-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000400016Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:57.384406Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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