"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwarz,Maria Luiza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Herrmann,Thora Martina, Torri,Maria Costanza, Goldberg,Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651
Resumo: Resumo: Desenhos infantis são instrumentos muito importantes na análise dos conhecimentos e valores sobre os recursos naturais, como a água, que é um recurso essencial para a vida humana. Este trabalho avalia desenhos de crianças e adolescentes da comunidade rural de Francisco Medrano-México. O enunciado de chamada para a atividade foi: "Desenhe tudo que lhe vem em mente quando falamos em água". Após a execução, houve diálogos sobre o problema entre estudantes, professores e pesquisadores e a exposição dos trabalhos em sala de aula. Em seguida, fez-se um exame detalhado sobre o contexto dessas obras, qual foi a mensagem que a criança quis transmitir quando a palavra "água" lhe veio em mente. O estudo revela que muitos conhecimentos dos jovens sobre a água podem fluir através do desenho e que este é instrumento muito importante na construção de Temas Geradores, na perspectiva freiriana.
id UNESP-22_b1e5f883e5c99cc0ebe828aff191c2d5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000300651
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do MéxicoÁguaChuvaDesenho infantilMeio ambienteEducação ambientalMéxicoResumo: Desenhos infantis são instrumentos muito importantes na análise dos conhecimentos e valores sobre os recursos naturais, como a água, que é um recurso essencial para a vida humana. Este trabalho avalia desenhos de crianças e adolescentes da comunidade rural de Francisco Medrano-México. O enunciado de chamada para a atividade foi: "Desenhe tudo que lhe vem em mente quando falamos em água". Após a execução, houve diálogos sobre o problema entre estudantes, professores e pesquisadores e a exposição dos trabalhos em sala de aula. Em seguida, fez-se um exame detalhado sobre o contexto dessas obras, qual foi a mensagem que a criança quis transmitir quando a palavra "água" lhe veio em mente. O estudo revela que muitos conhecimentos dos jovens sobre a água podem fluir através do desenho e que este é instrumento muito importante na construção de Temas Geradores, na perspectiva freiriana.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030007info:eu-repo/semantics/openAccessSchwarz,Maria LuizaHerrmann,Thora MartinaTorri,Maria CostanzaGoldberg,Lucianepor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300651Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.563900Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
title "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
spellingShingle "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
Schwarz,Maria Luiza
Água
Chuva
Desenho infantil
Meio ambiente
Educação ambiental
México
title_short "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
title_full "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
title_fullStr "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
title_full_unstemmed "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
title_sort "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
author Schwarz,Maria Luiza
author_facet Schwarz,Maria Luiza
Herrmann,Thora Martina
Torri,Maria Costanza
Goldberg,Luciane
author_role author
author2 Herrmann,Thora Martina
Torri,Maria Costanza
Goldberg,Luciane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwarz,Maria Luiza
Herrmann,Thora Martina
Torri,Maria Costanza
Goldberg,Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Água
Chuva
Desenho infantil
Meio ambiente
Educação ambiental
México
topic Água
Chuva
Desenho infantil
Meio ambiente
Educação ambiental
México
description Resumo: Desenhos infantis são instrumentos muito importantes na análise dos conhecimentos e valores sobre os recursos naturais, como a água, que é um recurso essencial para a vida humana. Este trabalho avalia desenhos de crianças e adolescentes da comunidade rural de Francisco Medrano-México. O enunciado de chamada para a atividade foi: "Desenhe tudo que lhe vem em mente quando falamos em água". Após a execução, houve diálogos sobre o problema entre estudantes, professores e pesquisadores e a exposição dos trabalhos em sala de aula. Em seguida, fez-se um exame detalhado sobre o contexto dessas obras, qual foi a mensagem que a criança quis transmitir quando a palavra "água" lhe veio em mente. O estudo revela que muitos conhecimentos dos jovens sobre a água podem fluir através do desenho e que este é instrumento muito importante na construção de Temas Geradores, na perspectiva freiriana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160030007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957596131328