"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651 |
Resumo: | Resumo: Desenhos infantis são instrumentos muito importantes na análise dos conhecimentos e valores sobre os recursos naturais, como a água, que é um recurso essencial para a vida humana. Este trabalho avalia desenhos de crianças e adolescentes da comunidade rural de Francisco Medrano-México. O enunciado de chamada para a atividade foi: "Desenhe tudo que lhe vem em mente quando falamos em água". Após a execução, houve diálogos sobre o problema entre estudantes, professores e pesquisadores e a exposição dos trabalhos em sala de aula. Em seguida, fez-se um exame detalhado sobre o contexto dessas obras, qual foi a mensagem que a criança quis transmitir quando a palavra "água" lhe veio em mente. O estudo revela que muitos conhecimentos dos jovens sobre a água podem fluir através do desenho e que este é instrumento muito importante na construção de Temas Geradores, na perspectiva freiriana. |
id |
UNESP-22_b1e5f883e5c99cc0ebe828aff191c2d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000300651 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do MéxicoÁguaChuvaDesenho infantilMeio ambienteEducação ambientalMéxicoResumo: Desenhos infantis são instrumentos muito importantes na análise dos conhecimentos e valores sobre os recursos naturais, como a água, que é um recurso essencial para a vida humana. Este trabalho avalia desenhos de crianças e adolescentes da comunidade rural de Francisco Medrano-México. O enunciado de chamada para a atividade foi: "Desenhe tudo que lhe vem em mente quando falamos em água". Após a execução, houve diálogos sobre o problema entre estudantes, professores e pesquisadores e a exposição dos trabalhos em sala de aula. Em seguida, fez-se um exame detalhado sobre o contexto dessas obras, qual foi a mensagem que a criança quis transmitir quando a palavra "água" lhe veio em mente. O estudo revela que muitos conhecimentos dos jovens sobre a água podem fluir através do desenho e que este é instrumento muito importante na construção de Temas Geradores, na perspectiva freiriana.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030007info:eu-repo/semantics/openAccessSchwarz,Maria LuizaHerrmann,Thora MartinaTorri,Maria CostanzaGoldberg,Lucianepor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300651Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.563900Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México |
title |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México |
spellingShingle |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México Schwarz,Maria Luiza Água Chuva Desenho infantil Meio ambiente Educação ambiental México |
title_short |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México |
title_full |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México |
title_fullStr |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México |
title_full_unstemmed |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México |
title_sort |
"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México |
author |
Schwarz,Maria Luiza |
author_facet |
Schwarz,Maria Luiza Herrmann,Thora Martina Torri,Maria Costanza Goldberg,Luciane |
author_role |
author |
author2 |
Herrmann,Thora Martina Torri,Maria Costanza Goldberg,Luciane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwarz,Maria Luiza Herrmann,Thora Martina Torri,Maria Costanza Goldberg,Luciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Água Chuva Desenho infantil Meio ambiente Educação ambiental México |
topic |
Água Chuva Desenho infantil Meio ambiente Educação ambiental México |
description |
Resumo: Desenhos infantis são instrumentos muito importantes na análise dos conhecimentos e valores sobre os recursos naturais, como a água, que é um recurso essencial para a vida humana. Este trabalho avalia desenhos de crianças e adolescentes da comunidade rural de Francisco Medrano-México. O enunciado de chamada para a atividade foi: "Desenhe tudo que lhe vem em mente quando falamos em água". Após a execução, houve diálogos sobre o problema entre estudantes, professores e pesquisadores e a exposição dos trabalhos em sala de aula. Em seguida, fez-se um exame detalhado sobre o contexto dessas obras, qual foi a mensagem que a criança quis transmitir quando a palavra "água" lhe veio em mente. O estudo revela que muitos conhecimentos dos jovens sobre a água podem fluir através do desenho e que este é instrumento muito importante na construção de Temas Geradores, na perspectiva freiriana. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160030007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957596131328 |