A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Cibelle Celestino
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Martins,Roberto de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005
Resumo: Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.
id UNESP-22_b3973e634d334baf3d185e4ebd0ae0af
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132003000100005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aulaIsaac NewtonHistória da Ópticateoria das coresensino de ciênciasmétodo científicoNeste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cibelle CelestinoMartins,Roberto de Andradepor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.033705Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
title A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
spellingShingle A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
Silva,Cibelle Celestino
Isaac Newton
História da Óptica
teoria das cores
ensino de ciências
método científico
title_short A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
title_full A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
title_fullStr A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
title_full_unstemmed A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
title_sort A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
author Silva,Cibelle Celestino
author_facet Silva,Cibelle Celestino
Martins,Roberto de Andrade
author_role author
author2 Martins,Roberto de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Cibelle Celestino
Martins,Roberto de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Isaac Newton
História da Óptica
teoria das cores
ensino de ciências
método científico
topic Isaac Newton
História da Óptica
teoria das cores
ensino de ciências
método científico
description Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132003000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954940088320