A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005 |
Resumo: | Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo. |
id |
UNESP-22_b3973e634d334baf3d185e4ebd0ae0af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132003000100005 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aulaIsaac NewtonHistória da Ópticateoria das coresensino de ciênciasmétodo científicoNeste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cibelle CelestinoMartins,Roberto de Andradepor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.033705Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula |
title |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula |
spellingShingle |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula Silva,Cibelle Celestino Isaac Newton História da Óptica teoria das cores ensino de ciências método científico |
title_short |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula |
title_full |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula |
title_fullStr |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula |
title_sort |
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula |
author |
Silva,Cibelle Celestino |
author_facet |
Silva,Cibelle Celestino Martins,Roberto de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Roberto de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Cibelle Celestino Martins,Roberto de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Isaac Newton História da Óptica teoria das cores ensino de ciências método científico |
topic |
Isaac Newton História da Óptica teoria das cores ensino de ciências método científico |
description |
Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132003000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954940088320 |