Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Obara,Cássia Emi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Broietti,Fabiele Cristiane Dias, Passos,Marinez Meneghello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400979
Resumo: Resumo: Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa em que foram investigados ex-bolsistas do PIBID, egressos da licenciatura em Química e professores da rede estadual de ensino, com o objetivo de caracterizar a contribuição do Programa para a construção da identidade docente. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva permitiram a análise dos dados por meio dos Focos da Aprendizagem Docente e da Matriz 3x3. Entre os resultados conclusivos destacamos que: o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que evidencia o processo de construção da identidade profissional; aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência profissional; três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação social com o saber, enquanto dois, na pessoal; a relação epistêmica, embora em menor porcentagem, mostrou-se precursora para as demais relações e relacionada à atuação no PIBID.
id UNESP-22_be1c70cd6951d7a4718177024eafae4d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000400979
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de QuímicaPIBIDEnsino de químicaAprendizagem docenteIdentidade docenteMatriz 3x3Resumo: Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa em que foram investigados ex-bolsistas do PIBID, egressos da licenciatura em Química e professores da rede estadual de ensino, com o objetivo de caracterizar a contribuição do Programa para a construção da identidade docente. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva permitiram a análise dos dados por meio dos Focos da Aprendizagem Docente e da Matriz 3x3. Entre os resultados conclusivos destacamos que: o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que evidencia o processo de construção da identidade profissional; aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência profissional; três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação social com o saber, enquanto dois, na pessoal; a relação epistêmica, embora em menor porcentagem, mostrou-se precursora para as demais relações e relacionada à atuação no PIBID.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400979Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170040003info:eu-repo/semantics/openAccessObara,Cássia EmiBroietti,Fabiele Cristiane DiasPassos,Marinez Meneghellopor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000400979Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:04.212242Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
title Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
spellingShingle Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
Obara,Cássia Emi
PIBID
Ensino de química
Aprendizagem docente
Identidade docente
Matriz 3x3
title_short Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
title_full Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
title_fullStr Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
title_full_unstemmed Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
title_sort Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
author Obara,Cássia Emi
author_facet Obara,Cássia Emi
Broietti,Fabiele Cristiane Dias
Passos,Marinez Meneghello
author_role author
author2 Broietti,Fabiele Cristiane Dias
Passos,Marinez Meneghello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Obara,Cássia Emi
Broietti,Fabiele Cristiane Dias
Passos,Marinez Meneghello
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Ensino de química
Aprendizagem docente
Identidade docente
Matriz 3x3
topic PIBID
Ensino de química
Aprendizagem docente
Identidade docente
Matriz 3x3
description Resumo: Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa em que foram investigados ex-bolsistas do PIBID, egressos da licenciatura em Química e professores da rede estadual de ensino, com o objetivo de caracterizar a contribuição do Programa para a construção da identidade docente. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva permitiram a análise dos dados por meio dos Focos da Aprendizagem Docente e da Matriz 3x3. Entre os resultados conclusivos destacamos que: o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que evidencia o processo de construção da identidade profissional; aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência profissional; três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação social com o saber, enquanto dois, na pessoal; a relação epistêmica, embora em menor porcentagem, mostrou-se precursora para as demais relações e relacionada à atuação no PIBID.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400979
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170040003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957970472960