Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alberto Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas,Adelaide, Oliveira,Maria Paula de Sousa, Silva,Alexandre Mota da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300677
Resumo: Resumo: Neste trabalho investiga-se a dinâmica de escolas do 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal, na preparação e participação em uma competição desenvolvida em ambiente computacional sobre conteúdos curriculares de Matemática, Português, Físico-Química e Geologia. Foi realizada uma análise fatorial exploratória de dados empíricos relativos às 143 escolas participantes nas competições realizadas em 2015, analisando-se as suas caraterísticas de atuação. Foram identificados quatro fatores latentes descrevendo o comportamento das escolas: Treino quantitativo, Treino qualitativo, Prestação e Utilizadores, constatando-se que: (i) a participação na competição de Matemática é predominante; (ii) escolas participantes em duas ou três competições apresentam diferentes dinâmicas de preparação; (iii) escolas que participam apenas em Matemática e Físico-Química parecem adotar estratégias pedagógicas mais articuladas e eficientes. Reconhece-se que, embora as escolas participantes desenvolvam trabalhos de preparação, existe uma tendência para as escolas apresentarem estratégias distintas de atuação consoante a combinação de grupos disciplinares presentes nas competições oficiais.
id UNESP-22_c858a5636c96ec056748856be86ca2d1
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000300677
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em PortugalCompetições em ciênciaEscolasEnsino básicoPortugalResumo: Neste trabalho investiga-se a dinâmica de escolas do 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal, na preparação e participação em uma competição desenvolvida em ambiente computacional sobre conteúdos curriculares de Matemática, Português, Físico-Química e Geologia. Foi realizada uma análise fatorial exploratória de dados empíricos relativos às 143 escolas participantes nas competições realizadas em 2015, analisando-se as suas caraterísticas de atuação. Foram identificados quatro fatores latentes descrevendo o comportamento das escolas: Treino quantitativo, Treino qualitativo, Prestação e Utilizadores, constatando-se que: (i) a participação na competição de Matemática é predominante; (ii) escolas participantes em duas ou três competições apresentam diferentes dinâmicas de preparação; (iii) escolas que participam apenas em Matemática e Físico-Química parecem adotar estratégias pedagógicas mais articuladas e eficientes. Reconhece-se que, embora as escolas participantes desenvolvam trabalhos de preparação, existe uma tendência para as escolas apresentarem estratégias distintas de atuação consoante a combinação de grupos disciplinares presentes nas competições oficiais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300677Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180030009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alberto Oliveira daFreitas,AdelaideOliveira,Maria Paula de SousaSilva,Alexandre Mota dapor2018-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000300677Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:06.726197Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
title Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
spellingShingle Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
Silva,Alberto Oliveira da
Competições em ciência
Escolas
Ensino básico
Portugal
title_short Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
title_full Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
title_fullStr Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
title_full_unstemmed Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
title_sort Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
author Silva,Alberto Oliveira da
author_facet Silva,Alberto Oliveira da
Freitas,Adelaide
Oliveira,Maria Paula de Sousa
Silva,Alexandre Mota da
author_role author
author2 Freitas,Adelaide
Oliveira,Maria Paula de Sousa
Silva,Alexandre Mota da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Alberto Oliveira da
Freitas,Adelaide
Oliveira,Maria Paula de Sousa
Silva,Alexandre Mota da
dc.subject.por.fl_str_mv Competições em ciência
Escolas
Ensino básico
Portugal
topic Competições em ciência
Escolas
Ensino básico
Portugal
description Resumo: Neste trabalho investiga-se a dinâmica de escolas do 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal, na preparação e participação em uma competição desenvolvida em ambiente computacional sobre conteúdos curriculares de Matemática, Português, Físico-Química e Geologia. Foi realizada uma análise fatorial exploratória de dados empíricos relativos às 143 escolas participantes nas competições realizadas em 2015, analisando-se as suas caraterísticas de atuação. Foram identificados quatro fatores latentes descrevendo o comportamento das escolas: Treino quantitativo, Treino qualitativo, Prestação e Utilizadores, constatando-se que: (i) a participação na competição de Matemática é predominante; (ii) escolas participantes em duas ou três competições apresentam diferentes dinâmicas de preparação; (iii) escolas que participam apenas em Matemática e Físico-Química parecem adotar estratégias pedagógicas mais articuladas e eficientes. Reconhece-se que, embora as escolas participantes desenvolvam trabalhos de preparação, existe uma tendência para as escolas apresentarem estratégias distintas de atuação consoante a combinação de grupos disciplinares presentes nas competições oficiais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300677
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180030009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958036533248