A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300563 |
Resumo: | Resumo: Discutimos o impacto da utilização da ficção científica, associada ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no desenvolvimento crítico dos alunos e o consequente despertar para o exercício da cidadania. Para tal, aplicamos uma sequência didática para alunos do ensino Médio, baseada na obra Admirável mundo novo, em uma perspectiva Freireana. A atividade é fundamentada na discussão, a partir de material de apoio preparado para os temas CTS destacados da obra: consumismo, uso de drogas, manipulação genética e exclusão social. A intervenção foi avaliada por meio de questionário. Verificamos o desenvolvimento do senso crítico dos alunos através das relações das temáticas CTS da sociedade contemporânea com a sociedade criada por Aldous Huxley em 1932. Os alunos perceberam a atividade como interdisciplinar, relacionando os temas abordados com várias disciplinas, e valorizaram a prática pedagógica alternativa. Os estudantes também reconheceram que as temáticas expostas e debatidas relacionam-se não só à vida em sociedade como à condição existencial humana. |
id |
UNESP-22_c894ec6f4aa17f4e0b03d043c07566b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132018000300563 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e SociedadeCiênciatecnologia e sociedadeInterdisciplinaridadeEducação e literaturaFicção científicaCidadaniaResumo: Discutimos o impacto da utilização da ficção científica, associada ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no desenvolvimento crítico dos alunos e o consequente despertar para o exercício da cidadania. Para tal, aplicamos uma sequência didática para alunos do ensino Médio, baseada na obra Admirável mundo novo, em uma perspectiva Freireana. A atividade é fundamentada na discussão, a partir de material de apoio preparado para os temas CTS destacados da obra: consumismo, uso de drogas, manipulação genética e exclusão social. A intervenção foi avaliada por meio de questionário. Verificamos o desenvolvimento do senso crítico dos alunos através das relações das temáticas CTS da sociedade contemporânea com a sociedade criada por Aldous Huxley em 1932. Os alunos perceberam a atividade como interdisciplinar, relacionando os temas abordados com várias disciplinas, e valorizaram a prática pedagógica alternativa. Os estudantes também reconheceram que as temáticas expostas e debatidas relacionam-se não só à vida em sociedade como à condição existencial humana.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300563Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180030003info:eu-repo/semantics/openAccessGóes,Andréa Carla de SouzaBorim,Danielle Cristina Duque EstradaKaufman,DanielSantos,Ana Carolina Clemente dosSiqueira,Andréa Espinola deVallim,Magui Aparecidapor2018-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000300563Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:06.389763Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade |
spellingShingle |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade Góes,Andréa Carla de Souza Ciência tecnologia e sociedade Interdisciplinaridade Educação e literatura Ficção científica Cidadania |
title_short |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_full |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_fullStr |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_full_unstemmed |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_sort |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade |
author |
Góes,Andréa Carla de Souza |
author_facet |
Góes,Andréa Carla de Souza Borim,Danielle Cristina Duque Estrada Kaufman,Daniel Santos,Ana Carolina Clemente dos Siqueira,Andréa Espinola de Vallim,Magui Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Borim,Danielle Cristina Duque Estrada Kaufman,Daniel Santos,Ana Carolina Clemente dos Siqueira,Andréa Espinola de Vallim,Magui Aparecida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góes,Andréa Carla de Souza Borim,Danielle Cristina Duque Estrada Kaufman,Daniel Santos,Ana Carolina Clemente dos Siqueira,Andréa Espinola de Vallim,Magui Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência tecnologia e sociedade Interdisciplinaridade Educação e literatura Ficção científica Cidadania |
topic |
Ciência tecnologia e sociedade Interdisciplinaridade Educação e literatura Ficção científica Cidadania |
description |
Resumo: Discutimos o impacto da utilização da ficção científica, associada ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no desenvolvimento crítico dos alunos e o consequente despertar para o exercício da cidadania. Para tal, aplicamos uma sequência didática para alunos do ensino Médio, baseada na obra Admirável mundo novo, em uma perspectiva Freireana. A atividade é fundamentada na discussão, a partir de material de apoio preparado para os temas CTS destacados da obra: consumismo, uso de drogas, manipulação genética e exclusão social. A intervenção foi avaliada por meio de questionário. Verificamos o desenvolvimento do senso crítico dos alunos através das relações das temáticas CTS da sociedade contemporânea com a sociedade criada por Aldous Huxley em 1932. Os alunos perceberam a atividade como interdisciplinar, relacionando os temas abordados com várias disciplinas, e valorizaram a prática pedagógica alternativa. Os estudantes também reconheceram que as temáticas expostas e debatidas relacionam-se não só à vida em sociedade como à condição existencial humana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300563 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320180030003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958028144640 |