A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ratz,Sofia Valeriano Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Motokane,Marcelo Tadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400951
Resumo: Resumo: Este trabalho parte da análise das interações discursivas e da argumentação e sua relação com o ensino de ciências. O objetivo é analisar quais os aspectos epistêmicos na construção dos dados de argumentos a partir de dados fornecidos pelo material didático. Utilizamos o modelo de Toulmin para identificarmos o argumento em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia, que aplicamos com professores em um curso de curta duração. Aplicamos dois sistemas de categorias nos episódios - as Práticas Epistêmicas e os Movimentos Epistêmicos - para analisarmos os aspectos epistêmicos desse processo. Os resultados indicam que há diferenciação dos aspectos epistêmicos de episódios que apresentam dados fornecidos com suportes teóricos mais simples daqueles mais complexos. Assim, dados fornecidos gerais demandam menor quantidade de Movimentos Epistêmicos e de Práticas Epistêmicas. Já os dados fornecidos específicos requerem do formador uma maior diversidade de Movimentos Epistêmicos e Práticas Epistêmicas, pelos professores.
id UNESP-22_d085bc61f799ab98bff3d1f4b25a58a7
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000400951
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em EcologiaMovimentos epistêmicosPráticas epistêmicasArgumentaçãoEnsino de ciênciasResumo: Este trabalho parte da análise das interações discursivas e da argumentação e sua relação com o ensino de ciências. O objetivo é analisar quais os aspectos epistêmicos na construção dos dados de argumentos a partir de dados fornecidos pelo material didático. Utilizamos o modelo de Toulmin para identificarmos o argumento em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia, que aplicamos com professores em um curso de curta duração. Aplicamos dois sistemas de categorias nos episódios - as Práticas Epistêmicas e os Movimentos Epistêmicos - para analisarmos os aspectos epistêmicos desse processo. Os resultados indicam que há diferenciação dos aspectos epistêmicos de episódios que apresentam dados fornecidos com suportes teóricos mais simples daqueles mais complexos. Assim, dados fornecidos gerais demandam menor quantidade de Movimentos Epistêmicos e de Práticas Epistêmicas. Já os dados fornecidos específicos requerem do formador uma maior diversidade de Movimentos Epistêmicos e Práticas Epistêmicas, pelos professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400951Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.4 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160040008info:eu-repo/semantics/openAccessRatz,Sofia Valeriano SilvaMotokane,Marcelo Tadeupor2016-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000400951Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:00.469710Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
title A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
spellingShingle A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
Ratz,Sofia Valeriano Silva
Movimentos epistêmicos
Práticas epistêmicas
Argumentação
Ensino de ciências
title_short A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
title_full A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
title_fullStr A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
title_full_unstemmed A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
title_sort A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia
author Ratz,Sofia Valeriano Silva
author_facet Ratz,Sofia Valeriano Silva
Motokane,Marcelo Tadeu
author_role author
author2 Motokane,Marcelo Tadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ratz,Sofia Valeriano Silva
Motokane,Marcelo Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos epistêmicos
Práticas epistêmicas
Argumentação
Ensino de ciências
topic Movimentos epistêmicos
Práticas epistêmicas
Argumentação
Ensino de ciências
description Resumo: Este trabalho parte da análise das interações discursivas e da argumentação e sua relação com o ensino de ciências. O objetivo é analisar quais os aspectos epistêmicos na construção dos dados de argumentos a partir de dados fornecidos pelo material didático. Utilizamos o modelo de Toulmin para identificarmos o argumento em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia, que aplicamos com professores em um curso de curta duração. Aplicamos dois sistemas de categorias nos episódios - as Práticas Epistêmicas e os Movimentos Epistêmicos - para analisarmos os aspectos epistêmicos desse processo. Os resultados indicam que há diferenciação dos aspectos epistêmicos de episódios que apresentam dados fornecidos com suportes teóricos mais simples daqueles mais complexos. Assim, dados fornecidos gerais demandam menor quantidade de Movimentos Epistêmicos e de Práticas Epistêmicas. Já os dados fornecidos específicos requerem do formador uma maior diversidade de Movimentos Epistêmicos e Práticas Epistêmicas, pelos professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400951
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160040008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.4 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957620248576