Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200505 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa trata das habilidades cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um curso de férias ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual utiliza metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa dos cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas, principalmente, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Dessa forma, objetivamos analisar quais os níveis de habilidades cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas. Procuramos ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as habilidades manifestadas pelos professores. Caracterizamos esta investigação como qualitativa, na qual utilizamos recursos como diários de campo e vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. As atividades desenvolvidas neste curso aproximam-se dos objetivos apresentados pela ABP sendo perceptível, em diversos momentos, manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos participantes. |
id |
UNESP-22_d26bfc3187daa36566634c12f0d5edd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132019000200505 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em ProblemasConhecimento científicoProcesso cognitivoAprendizagem baseada em problemasCurso de fériasResumo: Esta pesquisa trata das habilidades cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um curso de férias ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual utiliza metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa dos cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas, principalmente, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Dessa forma, objetivamos analisar quais os níveis de habilidades cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas. Procuramos ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as habilidades manifestadas pelos professores. Caracterizamos esta investigação como qualitativa, na qual utilizamos recursos como diários de campo e vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. As atividades desenvolvidas neste curso aproximam-se dos objetivos apresentados pela ABP sendo perceptível, em diversos momentos, manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos participantes.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200505Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190020014info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Antonia Ediele de FreitasMalheiro,João Manoel da Silvapor2019-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000200505Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:09.714818Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas |
title |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas |
spellingShingle |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas Coelho,Antonia Ediele de Freitas Conhecimento científico Processo cognitivo Aprendizagem baseada em problemas Curso de férias |
title_short |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas |
title_full |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas |
title_fullStr |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas |
title_full_unstemmed |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas |
title_sort |
Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas |
author |
Coelho,Antonia Ediele de Freitas |
author_facet |
Coelho,Antonia Ediele de Freitas Malheiro,João Manoel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Malheiro,João Manoel da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho,Antonia Ediele de Freitas Malheiro,João Manoel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento científico Processo cognitivo Aprendizagem baseada em problemas Curso de férias |
topic |
Conhecimento científico Processo cognitivo Aprendizagem baseada em problemas Curso de férias |
description |
Resumo: Esta pesquisa trata das habilidades cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um curso de férias ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual utiliza metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa dos cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas, principalmente, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Dessa forma, objetivamos analisar quais os níveis de habilidades cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas. Procuramos ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as habilidades manifestadas pelos professores. Caracterizamos esta investigação como qualitativa, na qual utilizamos recursos como diários de campo e vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. As atividades desenvolvidas neste curso aproximam-se dos objetivos apresentados pela ABP sendo perceptível, em diversos momentos, manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos participantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200505 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320190020014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958494760960 |