As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Argus Vasconcelos de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Falcão,Jorge Tarcísio da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300010
Resumo: As teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck. Nestes é variável a extensão do conteúdo de Lamarck. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.
id UNESP-22_daf5eb161442e6b51884eceb6cc44801
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000300010
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no BrasilEvoluçãoTeorias de Lamarck e DarwinLivros didáticos de BiologiaAs teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck. Nestes é variável a extensão do conteúdo de Lamarck. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300010Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000300010info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Argus Vasconcelos deFalcão,Jorge Tarcísio da Rochapor2011-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000300010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.845589Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
title As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
spellingShingle As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
Almeida,Argus Vasconcelos de
Evolução
Teorias de Lamarck e Darwin
Livros didáticos de Biologia
title_short As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
title_full As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
title_fullStr As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
title_full_unstemmed As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
title_sort As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil
author Almeida,Argus Vasconcelos de
author_facet Almeida,Argus Vasconcelos de
Falcão,Jorge Tarcísio da Rocha
author_role author
author2 Falcão,Jorge Tarcísio da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Argus Vasconcelos de
Falcão,Jorge Tarcísio da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução
Teorias de Lamarck e Darwin
Livros didáticos de Biologia
topic Evolução
Teorias de Lamarck e Darwin
Livros didáticos de Biologia
description As teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck. Nestes é variável a extensão do conteúdo de Lamarck. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956150145024