Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Danielle Aparecida dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva,Luciano Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100145
Resumo: Resumo Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi analisar as compreensões elaboradas pelo campo de pesquisa em Educação Ambiental (EA) sobre controvérsias e complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas. Os dados foram construídos a partir da análise de dissertações de EA que abordam o tema mudanças climáticas de maneira central em seus propósitos investigativos. Para a delimitação do corpus documental, realizou-se um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA - constantes no Banco de Teses da CAPES - que foram defendidas entre 1987 e 2010, sendo selecionadas 11 dissertações. Os trabalhos foram analisados tomando como referência os procedimentos da "Análise de Conteúdo". Os resultados indicam que o campo da EA apresenta informações importantes sobre as mudanças climáticas, entretanto, pouco revela sobre as suas complexidades e controvérsias. Conclui-se que, embora sejam enfocadas por poucos trabalhos, as controvérsias científicas associadas ao fenômeno são as mais recorrentes.
id UNESP-22_dd11ad1285cb7d55847f37ec104ceea4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000100145
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"Mudança climáticaEducação AmbientalLevantamento bibliográficoTeseDissertaçãoResumo Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi analisar as compreensões elaboradas pelo campo de pesquisa em Educação Ambiental (EA) sobre controvérsias e complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas. Os dados foram construídos a partir da análise de dissertações de EA que abordam o tema mudanças climáticas de maneira central em seus propósitos investigativos. Para a delimitação do corpus documental, realizou-se um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA - constantes no Banco de Teses da CAPES - que foram defendidas entre 1987 e 2010, sendo selecionadas 11 dissertações. Os trabalhos foram analisados tomando como referência os procedimentos da "Análise de Conteúdo". Os resultados indicam que o campo da EA apresenta informações importantes sobre as mudanças climáticas, entretanto, pouco revela sobre as suas complexidades e controvérsias. Conclui-se que, embora sejam enfocadas por poucos trabalhos, as controvérsias científicas associadas ao fenômeno são as mais recorrentes.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100145Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160010010info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Danielle Aparecida dosSilva,Luciano Fernandespor2016-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000100145Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:57.918166Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
title Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
spellingShingle Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
Reis,Danielle Aparecida dos
Mudança climática
Educação Ambiental
Levantamento bibliográfico
Tese
Dissertação
title_short Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
title_full Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
title_fullStr Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
title_full_unstemmed Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
title_sort Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas"
author Reis,Danielle Aparecida dos
author_facet Reis,Danielle Aparecida dos
Silva,Luciano Fernandes
author_role author
author2 Silva,Luciano Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Danielle Aparecida dos
Silva,Luciano Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança climática
Educação Ambiental
Levantamento bibliográfico
Tese
Dissertação
topic Mudança climática
Educação Ambiental
Levantamento bibliográfico
Tese
Dissertação
description Resumo Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi analisar as compreensões elaboradas pelo campo de pesquisa em Educação Ambiental (EA) sobre controvérsias e complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas. Os dados foram construídos a partir da análise de dissertações de EA que abordam o tema mudanças climáticas de maneira central em seus propósitos investigativos. Para a delimitação do corpus documental, realizou-se um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA - constantes no Banco de Teses da CAPES - que foram defendidas entre 1987 e 2010, sendo selecionadas 11 dissertações. Os trabalhos foram analisados tomando como referência os procedimentos da "Análise de Conteúdo". Os resultados indicam que o campo da EA apresenta informações importantes sobre as mudanças climáticas, entretanto, pouco revela sobre as suas complexidades e controvérsias. Conclui-se que, embora sejam enfocadas por poucos trabalhos, as controvérsias científicas associadas ao fenômeno são as mais recorrentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100145
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160010010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957556285440