Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De-Carvalho,Roberth
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100229
Resumo: Resumo: O repertório de linguagens hegemonicamente institucionalizado constitui conhecimento científico e tecnológico que produzem variados sentidos de interesse social. Ressignificados por sensos, signos e gestos na escola, esses conhecimentos se transpõem em narrativas que atravessam o ensino de ciências, podendo efetuar a dessubjetivação do Outro, ao promoverem formações discursivas homocêntricas: relações tecnocientíficas para um projeto utilitarista de sociedade. Neste ensaio discutimos relações outras de linguagens, em espaços-tempos afro-latinos e afro-americanos, por meio de transições de linguagens contra-hegemônicas para a educação política, através do ensino de ciências. Buscamos condições de produção de reexistência para o ensino de ciências, por meio da análise de discurso de linha franco-brasileira, na composição musical A pele que habito, do rapper afro-latino Baco Exu do Blues, e no discurso The ballot or the bullet, do ativista afro-americano Malcolm X.
id UNESP-22_dedac7038cdfedec6379719ce090d60c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100229
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm XAnálise do discursoEnsino de ciênciasIdentidade culturalCultura e educaçãoEducação políticaConhecimento científicoResumo: O repertório de linguagens hegemonicamente institucionalizado constitui conhecimento científico e tecnológico que produzem variados sentidos de interesse social. Ressignificados por sensos, signos e gestos na escola, esses conhecimentos se transpõem em narrativas que atravessam o ensino de ciências, podendo efetuar a dessubjetivação do Outro, ao promoverem formações discursivas homocêntricas: relações tecnocientíficas para um projeto utilitarista de sociedade. Neste ensaio discutimos relações outras de linguagens, em espaços-tempos afro-latinos e afro-americanos, por meio de transições de linguagens contra-hegemônicas para a educação política, através do ensino de ciências. Buscamos condições de produção de reexistência para o ensino de ciências, por meio da análise de discurso de linha franco-brasileira, na composição musical A pele que habito, do rapper afro-latino Baco Exu do Blues, e no discurso The ballot or the bullet, do ativista afro-americano Malcolm X.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100229Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210031info:eu-repo/semantics/openAccessDe-Carvalho,Roberthpor2021-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100229Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:18.075119Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
title Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
spellingShingle Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
De-Carvalho,Roberth
Análise do discurso
Ensino de ciências
Identidade cultural
Cultura e educação
Educação política
Conhecimento científico
title_short Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
title_full Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
title_fullStr Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
title_full_unstemmed Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
title_sort Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
author De-Carvalho,Roberth
author_facet De-Carvalho,Roberth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De-Carvalho,Roberth
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Ensino de ciências
Identidade cultural
Cultura e educação
Educação política
Conhecimento científico
topic Análise do discurso
Ensino de ciências
Identidade cultural
Cultura e educação
Educação política
Conhecimento científico
description Resumo: O repertório de linguagens hegemonicamente institucionalizado constitui conhecimento científico e tecnológico que produzem variados sentidos de interesse social. Ressignificados por sensos, signos e gestos na escola, esses conhecimentos se transpõem em narrativas que atravessam o ensino de ciências, podendo efetuar a dessubjetivação do Outro, ao promoverem formações discursivas homocêntricas: relações tecnocientíficas para um projeto utilitarista de sociedade. Neste ensaio discutimos relações outras de linguagens, em espaços-tempos afro-latinos e afro-americanos, por meio de transições de linguagens contra-hegemônicas para a educação política, através do ensino de ciências. Buscamos condições de produção de reexistência para o ensino de ciências, por meio da análise de discurso de linha franco-brasileira, na composição musical A pele que habito, do rapper afro-latino Baco Exu do Blues, e no discurso The ballot or the bullet, do ativista afro-americano Malcolm X.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100229
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959007514624