O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Cleide Farias de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Medeiros,Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008
Resumo: Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.
id UNESP-22_e35f641db319339d18a38a0dc329e3b9
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132003000200008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemáticaeducação matemáticaBento de Jesus Caraçainterpretação dialética da históriaeducação e socialismoprodução do conhecimentoEste texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.2 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000200008info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Cleide Farias deMedeiros,Alexandrepor2009-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000200008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.792423Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
title O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
spellingShingle O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
Medeiros,Cleide Farias de
educação matemática
Bento de Jesus Caraça
interpretação dialética da história
educação e socialismo
produção do conhecimento
title_short O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
title_full O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
title_fullStr O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
title_full_unstemmed O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
title_sort O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
author Medeiros,Cleide Farias de
author_facet Medeiros,Cleide Farias de
Medeiros,Alexandre
author_role author
author2 Medeiros,Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Cleide Farias de
Medeiros,Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
Bento de Jesus Caraça
interpretação dialética da história
educação e socialismo
produção do conhecimento
topic educação matemática
Bento de Jesus Caraça
interpretação dialética da história
educação e socialismo
produção do conhecimento
description Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132003000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.2 2003
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954954768384