O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008 |
Resumo: | Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento. |
id |
UNESP-22_e35f641db319339d18a38a0dc329e3b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132003000200008 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemáticaeducação matemáticaBento de Jesus Caraçainterpretação dialética da históriaeducação e socialismoprodução do conhecimentoEste texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.2 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000200008info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Cleide Farias deMedeiros,Alexandrepor2009-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000200008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.792423Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática |
title |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática |
spellingShingle |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática Medeiros,Cleide Farias de educação matemática Bento de Jesus Caraça interpretação dialética da história educação e socialismo produção do conhecimento |
title_short |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática |
title_full |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática |
title_fullStr |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática |
title_full_unstemmed |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática |
title_sort |
O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática |
author |
Medeiros,Cleide Farias de |
author_facet |
Medeiros,Cleide Farias de Medeiros,Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros,Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros,Cleide Farias de Medeiros,Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática Bento de Jesus Caraça interpretação dialética da história educação e socialismo produção do conhecimento |
topic |
educação matemática Bento de Jesus Caraça interpretação dialética da história educação e socialismo produção do conhecimento |
description |
Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132003000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.2 2003 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954954768384 |