O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300809 |
Resumo: | Resumo Este artigo objetiva analisar como alguns grupos da Rede Nacional de Educação e Ciências: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT), da região sul do país, operam o que temos chamado discurso pedagógico da ciência em cursos para professores e estudantes da Educação Básica. Para tal, utilizamos descrições de cenas enunciativas de cursos desses grupos e os analisamos a partir da análise de discurso foucaultiana. Concluímos que existem três movimentos de pedagogização da ciência nos cursos analisados: na organização pedagógica geral do curso; no ensino, ou como denominamos na "pedagogização" do método científico; e na variação de metodologias para o ensino de ciências. É possível dizer que cursos como estes possibilitam ao professorado compreender a importância desses dois campos de saber para sua prática docente: o discurso pedagógico e o discurso científico. |
id |
UNESP-22_eec5d85a95501a5da8d139f3f225f5d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000300809 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT)Discurso científicoDiscurso pedagógicoCurso de formaçãoResumo Este artigo objetiva analisar como alguns grupos da Rede Nacional de Educação e Ciências: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT), da região sul do país, operam o que temos chamado discurso pedagógico da ciência em cursos para professores e estudantes da Educação Básica. Para tal, utilizamos descrições de cenas enunciativas de cursos desses grupos e os analisamos a partir da análise de discurso foucaultiana. Concluímos que existem três movimentos de pedagogização da ciência nos cursos analisados: na organização pedagógica geral do curso; no ensino, ou como denominamos na "pedagogização" do método científico; e na variação de metodologias para o ensino de ciências. É possível dizer que cursos como estes possibilitam ao professorado compreender a importância desses dois campos de saber para sua prática docente: o discurso pedagógico e o discurso científico.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300809Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030016info:eu-repo/semantics/openAccessSchwantes,LavíniaHenning,Paula CorrêaRibeiro,Paula Regina Costapor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300809Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:00.035064Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) |
title |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) |
spellingShingle |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) Schwantes,Lavínia Discurso científico Discurso pedagógico Curso de formação |
title_short |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) |
title_full |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) |
title_fullStr |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) |
title_full_unstemmed |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) |
title_sort |
O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) |
author |
Schwantes,Lavínia |
author_facet |
Schwantes,Lavínia Henning,Paula Corrêa Ribeiro,Paula Regina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Henning,Paula Corrêa Ribeiro,Paula Regina Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwantes,Lavínia Henning,Paula Corrêa Ribeiro,Paula Regina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso científico Discurso pedagógico Curso de formação |
topic |
Discurso científico Discurso pedagógico Curso de formação |
description |
Resumo Este artigo objetiva analisar como alguns grupos da Rede Nacional de Educação e Ciências: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT), da região sul do país, operam o que temos chamado discurso pedagógico da ciência em cursos para professores e estudantes da Educação Básica. Para tal, utilizamos descrições de cenas enunciativas de cursos desses grupos e os analisamos a partir da análise de discurso foucaultiana. Concluímos que existem três movimentos de pedagogização da ciência nos cursos analisados: na organização pedagógica geral do curso; no ensino, ou como denominamos na "pedagogização" do método científico; e na variação de metodologias para o ensino de ciências. É possível dizer que cursos como estes possibilitam ao professorado compreender a importância desses dois campos de saber para sua prática docente: o discurso pedagógico e o discurso científico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300809 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160030016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957609762816 |