Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann,Yohana Taise
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa,David Antonio da, Nakamura,Luiz R., Delizoicov Neto,Demétrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401067
Resumo: Resumo: A partir dos estudos iniciais a respeito da epistemologia de Ludwik Fleck, os conceitos como coletivos e estilos de pensamento, círculos exotéricos e esotéricos, e circulação inter e intracoletiva são relacionados aos pesquisadores de Santa Catarina que investigam a História da educação matemática (HEM): Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Santa Catarina (GHEMAT-SC) da UFSC. Neste artigo abordam-se as interações entre esses grupos, por meio de distintos modos, os quais formam uma rede em que circulam diferentes estilos de pensamento intracoletivos. Os eventos na área da HEM proporcionam a expansão e o fortalecimento dos Grupos que a estudam.
id UNESP-22_f94ce5f18d57db02152927f60658dd37
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000401067
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação MatemáticaEpistemologiaGrupo de pesquisaHistória da educação matemáticaResumo: A partir dos estudos iniciais a respeito da epistemologia de Ludwik Fleck, os conceitos como coletivos e estilos de pensamento, círculos exotéricos e esotéricos, e circulação inter e intracoletiva são relacionados aos pesquisadores de Santa Catarina que investigam a História da educação matemática (HEM): Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Santa Catarina (GHEMAT-SC) da UFSC. Neste artigo abordam-se as interações entre esses grupos, por meio de distintos modos, os quais formam uma rede em que circulam diferentes estilos de pensamento intracoletivos. Os eventos na área da HEM proporcionam a expansão e o fortalecimento dos Grupos que a estudam.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401067Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190040014info:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann,Yohana TaiseCosta,David Antonio daNakamura,Luiz R.Delizoicov Neto,Demétriopor2019-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000401067Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:11.604922Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
title Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
spellingShingle Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
Hoffmann,Yohana Taise
Epistemologia
Grupo de pesquisa
História da educação matemática
title_short Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
title_full Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
title_fullStr Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
title_full_unstemmed Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
title_sort Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática
author Hoffmann,Yohana Taise
author_facet Hoffmann,Yohana Taise
Costa,David Antonio da
Nakamura,Luiz R.
Delizoicov Neto,Demétrio
author_role author
author2 Costa,David Antonio da
Nakamura,Luiz R.
Delizoicov Neto,Demétrio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann,Yohana Taise
Costa,David Antonio da
Nakamura,Luiz R.
Delizoicov Neto,Demétrio
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Grupo de pesquisa
História da educação matemática
topic Epistemologia
Grupo de pesquisa
História da educação matemática
description Resumo: A partir dos estudos iniciais a respeito da epistemologia de Ludwik Fleck, os conceitos como coletivos e estilos de pensamento, círculos exotéricos e esotéricos, e circulação inter e intracoletiva são relacionados aos pesquisadores de Santa Catarina que investigam a História da educação matemática (HEM): Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Santa Catarina (GHEMAT-SC) da UFSC. Neste artigo abordam-se as interações entre esses grupos, por meio de distintos modos, os quais formam uma rede em que circulam diferentes estilos de pensamento intracoletivos. Os eventos na área da HEM proporcionam a expansão e o fortalecimento dos Grupos que a estudam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401067
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190040014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958541946880