A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz,Adriano Rodrigues
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200006
Resumo: Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.
id UNESP-22_fb56365044ecce5aa6b60b072b02b3d0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132002000200006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionaismatemáticaanalfabetismo matemáticoaprendizes competentesepistemologia de Jean PiagetEste trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200006Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.2 2002reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132002000200006info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz,Adriano Rodriguespor2011-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132002000200006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:22.499981Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
title A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
spellingShingle A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
Ruiz,Adriano Rodrigues
matemática
analfabetismo matemático
aprendizes competentes
epistemologia de Jean Piaget
title_short A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
title_full A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
title_fullStr A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
title_full_unstemmed A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
title_sort A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais
author Ruiz,Adriano Rodrigues
author_facet Ruiz,Adriano Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz,Adriano Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
analfabetismo matemático
aprendizes competentes
epistemologia de Jean Piaget
topic matemática
analfabetismo matemático
aprendizes competentes
epistemologia de Jean Piaget
description Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132002000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.2 2002
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954928553984