Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Jeâni Kelle Landre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Weigert,Célia, Souza,Ana Cristina Gonçalves de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300012
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões e discussões sobre a importância e o papel do estágio curricular na formação prática de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A partir da análise do estágio curricular dos acadêmicos do 7º e 9º período, foram identificados os aspectos favoráveis e desfavoráveis e formuladas sugestões que visam melhorar a qualidade do mesmo. A pesquisa acerca da realidade e dos problemas do estágio supervisionado foi realizada por meio de análise documental (diário de campo e narrativas) e questionários. Com auxílio da literatura especializada, conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da Educação Básica.
id UNESP-22_fdf3ecb4112758f2ff504a6d6baf9572
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000300012
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação docente: reflexões sobre o estágio curricularEstágioFormação de professoresEnsino SuperiorEnsino de ciênciasEnsino de biologiaO presente artigo apresenta reflexões e discussões sobre a importância e o papel do estágio curricular na formação prática de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A partir da análise do estágio curricular dos acadêmicos do 7º e 9º período, foram identificados os aspectos favoráveis e desfavoráveis e formuladas sugestões que visam melhorar a qualidade do mesmo. A pesquisa acerca da realidade e dos problemas do estágio supervisionado foi realizada por meio de análise documental (diário de campo e narrativas) e questionários. Com auxílio da literatura especializada, conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da Educação Básica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300012Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000300012info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Jeâni Kelle LandreWeigert,CéliaSouza,Ana Cristina Gonçalves de Abreupor2012-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000300012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:45.512207Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
title Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
spellingShingle Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
Rosa,Jeâni Kelle Landre
Estágio
Formação de professores
Ensino Superior
Ensino de ciências
Ensino de biologia
title_short Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
title_full Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
title_fullStr Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
title_full_unstemmed Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
title_sort Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular
author Rosa,Jeâni Kelle Landre
author_facet Rosa,Jeâni Kelle Landre
Weigert,Célia
Souza,Ana Cristina Gonçalves de Abreu
author_role author
author2 Weigert,Célia
Souza,Ana Cristina Gonçalves de Abreu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Jeâni Kelle Landre
Weigert,Célia
Souza,Ana Cristina Gonçalves de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Formação de professores
Ensino Superior
Ensino de ciências
Ensino de biologia
topic Estágio
Formação de professores
Ensino Superior
Ensino de ciências
Ensino de biologia
description O presente artigo apresenta reflexões e discussões sobre a importância e o papel do estágio curricular na formação prática de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A partir da análise do estágio curricular dos acadêmicos do 7º e 9º período, foram identificados os aspectos favoráveis e desfavoráveis e formuladas sugestões que visam melhorar a qualidade do mesmo. A pesquisa acerca da realidade e dos problemas do estágio supervisionado foi realizada por meio de análise documental (diário de campo e narrativas) e questionários. Com auxílio da literatura especializada, conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da Educação Básica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956672335872