POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navas, Rafael
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita, Santos, Kátia Maria Pacheco, Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2543
Resumo: Com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as comunidades remanescentes de quilombos adquiriram direito legal às áreas tradicionalmente ocupadas e o Estado passou a implementar Políticas visando seu desenvolvimento. Considerando que estas comunidades apresentam vínculo com seu território tradicional, relacionando-se com suas práticas produtivas, faz-se necessário sua inserção no desenvolvimento de projetos e políticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos dos projetos de desenvolvimento nas atividades econômicas na comunidade remanescente de quilombo Mandira, município de Cananéia/SP/Brasil. O trabalho foi realizado entre 2011 e 2013 através de técnicas qualitativas, com entrevistas, observação participante e história oral. Observa-se que a principal atividade econômica é o manejo de ostra, a Crassostrea brasiliana, sendo uma atividade iniciada há mais de três décadas, porém a partir de políticas públicas é que se deu início ao manejo sustentável, com agregação de valor ao produto. Outras atividades são o manejo agroflorestal e agricultura de subsistência, desenvolvidas por poucas famílias. Há a especialização da atividade econômica entre as famílias que se dedicam ao cultivo da ostra, diferentemente daquelas que trabalham com sistemas agroflorestais.
id UNESP-25_11e3cad27f43b765a6285a542b06fe00
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/2543
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)AgroecologiaCrassostrea brasilianaDesenvolvimento sustentávelSistemas agroflorestaisComunidades quilombolas. Com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as comunidades remanescentes de quilombos adquiriram direito legal às áreas tradicionalmente ocupadas e o Estado passou a implementar Políticas visando seu desenvolvimento. Considerando que estas comunidades apresentam vínculo com seu território tradicional, relacionando-se com suas práticas produtivas, faz-se necessário sua inserção no desenvolvimento de projetos e políticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos dos projetos de desenvolvimento nas atividades econômicas na comunidade remanescente de quilombo Mandira, município de Cananéia/SP/Brasil. O trabalho foi realizado entre 2011 e 2013 através de técnicas qualitativas, com entrevistas, observação participante e história oral. Observa-se que a principal atividade econômica é o manejo de ostra, a Crassostrea brasiliana, sendo uma atividade iniciada há mais de três décadas, porém a partir de políticas públicas é que se deu início ao manejo sustentável, com agregação de valor ao produto. Outras atividades são o manejo agroflorestal e agricultura de subsistência, desenvolvidas por poucas famílias. Há a especialização da atividade econômica entre as famílias que se dedicam ao cultivo da ostra, diferentemente daquelas que trabalham com sistemas agroflorestais. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2014-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/254310.47946/rnera.v0i25.2543REVISTA NERA; n. 25 (17); 147-1611806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2543/2743Navas, RafaelKanikadan, Andréa Yumi SugishitaSantos, Kátia Maria PachecoGaravello, Maria Elisa de Paula Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T01:29:56Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/2543Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:29:56Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
title POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
Navas, Rafael
Agroecologia
Crassostrea brasiliana
Desenvolvimento sustentável
Sistemas agroflorestais
Comunidades quilombolas.
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA (Traditional communities and public policy: an analysis of local sustainable development projects in the Atlantic Forest)
author Navas, Rafael
author_facet Navas, Rafael
Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
Santos, Kátia Maria Pacheco
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
author_role author
author2 Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
Santos, Kátia Maria Pacheco
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navas, Rafael
Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita
Santos, Kátia Maria Pacheco
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Crassostrea brasiliana
Desenvolvimento sustentável
Sistemas agroflorestais
Comunidades quilombolas.
topic Agroecologia
Crassostrea brasiliana
Desenvolvimento sustentável
Sistemas agroflorestais
Comunidades quilombolas.
description Com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as comunidades remanescentes de quilombos adquiriram direito legal às áreas tradicionalmente ocupadas e o Estado passou a implementar Políticas visando seu desenvolvimento. Considerando que estas comunidades apresentam vínculo com seu território tradicional, relacionando-se com suas práticas produtivas, faz-se necessário sua inserção no desenvolvimento de projetos e políticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos dos projetos de desenvolvimento nas atividades econômicas na comunidade remanescente de quilombo Mandira, município de Cananéia/SP/Brasil. O trabalho foi realizado entre 2011 e 2013 através de técnicas qualitativas, com entrevistas, observação participante e história oral. Observa-se que a principal atividade econômica é o manejo de ostra, a Crassostrea brasiliana, sendo uma atividade iniciada há mais de três décadas, porém a partir de políticas públicas é que se deu início ao manejo sustentável, com agregação de valor ao produto. Outras atividades são o manejo agroflorestal e agricultura de subsistência, desenvolvidas por poucas famílias. Há a especialização da atividade econômica entre as famílias que se dedicam ao cultivo da ostra, diferentemente daquelas que trabalham com sistemas agroflorestais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2543
10.47946/rnera.v0i25.2543
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2543
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i25.2543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2543/2743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 25 (17); 147-161
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048084352466944