QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5845 |
Resumo: | Este estudo busca caracterizar e compreender o mercado do queijo colonial na microrregião de Capanema, sudoeste paranaense, identificando quais são os atributos valorizados por consumidores, produtores e técnicos/gestores na qualificação desses queijos. Para responder esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada voltada a produtores, consumidores e técnicos/gestores de órgãos de fiscalização de produtos alimentícios. Os resultados revelaram um número expressivo de agroindústrias de queijos coloniais informais na região. Dos casos avaliados, verificou-se que as agroindústrias informais vendem seus produtos a partir de cadeias curtas de abastecimento do tipo face a face, enquanto as agroindústrias formais ampliam seu escopo para cadeias curtas de proximidade espacial e para cadeias longas de abastecimento, perdendo em parte, a artesanalidade de seus produtos. Se por um lado, a qualidade dos queijos dos mercados formais é essencialmente avaliada pelo seu aspecto sanitário, a qualidade mais valorizada nos mercados informais de queijo colonial giram em torno de outros atributos como gosto, cultura, tradição e natureza. Estas qualidades, somadas à confiança dada pela tradição e conhecimento entre produtores e consumidores parecem promover estes mercados que seguem sobrevivendo junto aos mercados hegemônicos. |
id |
UNESP-25_60955609f8a19f22831baf3c17845c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5845 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, ParanáAgroindústria familiar rural.Desenvolvimento rural.Produtos tradicionais. Inspeção sanitária. Mercados.Este estudo busca caracterizar e compreender o mercado do queijo colonial na microrregião de Capanema, sudoeste paranaense, identificando quais são os atributos valorizados por consumidores, produtores e técnicos/gestores na qualificação desses queijos. Para responder esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada voltada a produtores, consumidores e técnicos/gestores de órgãos de fiscalização de produtos alimentícios. Os resultados revelaram um número expressivo de agroindústrias de queijos coloniais informais na região. Dos casos avaliados, verificou-se que as agroindústrias informais vendem seus produtos a partir de cadeias curtas de abastecimento do tipo face a face, enquanto as agroindústrias formais ampliam seu escopo para cadeias curtas de proximidade espacial e para cadeias longas de abastecimento, perdendo em parte, a artesanalidade de seus produtos. Se por um lado, a qualidade dos queijos dos mercados formais é essencialmente avaliada pelo seu aspecto sanitário, a qualidade mais valorizada nos mercados informais de queijo colonial giram em torno de outros atributos como gosto, cultura, tradição e natureza. Estas qualidades, somadas à confiança dada pela tradição e conhecimento entre produtores e consumidores parecem promover estes mercados que seguem sobrevivendo junto aos mercados hegemônicos. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/584510.47946/rnera.v0i49.5845REVISTA NERA; n. 49 (22); 189-2101806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5845/4913Copyright (c) 2019 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Camila EduardaTriches, Rozane MarciaThomé da Cruz, Fabiana2021-01-07T01:34:46Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5845Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:34:46Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná |
title |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná |
spellingShingle |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná Viana, Camila Eduarda Agroindústria familiar rural.Desenvolvimento rural.Produtos tradicionais. Inspeção sanitária. Mercados. |
title_short |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná |
title_full |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná |
title_fullStr |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná |
title_full_unstemmed |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná |
title_sort |
QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná |
author |
Viana, Camila Eduarda |
author_facet |
Viana, Camila Eduarda Triches, Rozane Marcia Thomé da Cruz, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Triches, Rozane Marcia Thomé da Cruz, Fabiana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Camila Eduarda Triches, Rozane Marcia Thomé da Cruz, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agroindústria familiar rural.Desenvolvimento rural.Produtos tradicionais. Inspeção sanitária. Mercados. |
topic |
Agroindústria familiar rural.Desenvolvimento rural.Produtos tradicionais. Inspeção sanitária. Mercados. |
description |
Este estudo busca caracterizar e compreender o mercado do queijo colonial na microrregião de Capanema, sudoeste paranaense, identificando quais são os atributos valorizados por consumidores, produtores e técnicos/gestores na qualificação desses queijos. Para responder esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada voltada a produtores, consumidores e técnicos/gestores de órgãos de fiscalização de produtos alimentícios. Os resultados revelaram um número expressivo de agroindústrias de queijos coloniais informais na região. Dos casos avaliados, verificou-se que as agroindústrias informais vendem seus produtos a partir de cadeias curtas de abastecimento do tipo face a face, enquanto as agroindústrias formais ampliam seu escopo para cadeias curtas de proximidade espacial e para cadeias longas de abastecimento, perdendo em parte, a artesanalidade de seus produtos. Se por um lado, a qualidade dos queijos dos mercados formais é essencialmente avaliada pelo seu aspecto sanitário, a qualidade mais valorizada nos mercados informais de queijo colonial giram em torno de outros atributos como gosto, cultura, tradição e natureza. Estas qualidades, somadas à confiança dada pela tradição e conhecimento entre produtores e consumidores parecem promover estes mercados que seguem sobrevivendo junto aos mercados hegemônicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5845 10.47946/rnera.v0i49.5845 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5845 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v0i49.5845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5845/4913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA NERA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA NERA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 49 (22); 189-210 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048085990342656 |