ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4989 |
Resumo: | Este artigo trata de uma leitura sobre o projeto horta didática desenvolvido na Escola Raimundo Facó no Assentamento Antônio Conselheiro em Aracoiaba no Ceará, através de parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a organização italiana Intervita Onlus, no período de 2012 e 2013. O objetivo do trabalho é revelar o diálogo sobre a transição agroecológica promovida em escolas do campo, enfatizando questões relativas a importância da escola no desenvolvimento de práticas para uma alimentação saudável e do trabalho coletivo na produção de alimentos. A metodologia foi constituída de pesquisa de campo, jornais e entrevistas diretas. A horta didática se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos livres de agrotóxicos, uma alternativa sustentável e possível dentro das unidades camponesas. |
id |
UNESP-25_62d3d551ef4bff5b5781ca771c87d939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/4989 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agrariaSoberania alimentarpráticas educativasescola do campoEste artigo trata de uma leitura sobre o projeto horta didática desenvolvido na Escola Raimundo Facó no Assentamento Antônio Conselheiro em Aracoiaba no Ceará, através de parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a organização italiana Intervita Onlus, no período de 2012 e 2013. O objetivo do trabalho é revelar o diálogo sobre a transição agroecológica promovida em escolas do campo, enfatizando questões relativas a importância da escola no desenvolvimento de práticas para uma alimentação saudável e do trabalho coletivo na produção de alimentos. A metodologia foi constituída de pesquisa de campo, jornais e entrevistas diretas. A horta didática se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos livres de agrotóxicos, uma alternativa sustentável e possível dentro das unidades camponesas.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2017-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/498910.47946/rnera.v0i37.4989REVISTA NERA; n. 37 (20); 154-1681806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4989/3869Copyright (c) 2017 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alexandra Maria deSampaio, Antônio Jeová Moura2021-01-07T01:33:15Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/4989Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:33:15Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria |
title |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria |
spellingShingle |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria Oliveira, Alexandra Maria de Soberania alimentar práticas educativas escola do campo |
title_short |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria |
title_full |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria |
title_fullStr |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria |
title_full_unstemmed |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria |
title_sort |
ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria |
author |
Oliveira, Alexandra Maria de |
author_facet |
Oliveira, Alexandra Maria de Sampaio, Antônio Jeová Moura |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Antônio Jeová Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alexandra Maria de Sampaio, Antônio Jeová Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Soberania alimentar práticas educativas escola do campo |
topic |
Soberania alimentar práticas educativas escola do campo |
description |
Este artigo trata de uma leitura sobre o projeto horta didática desenvolvido na Escola Raimundo Facó no Assentamento Antônio Conselheiro em Aracoiaba no Ceará, através de parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a organização italiana Intervita Onlus, no período de 2012 e 2013. O objetivo do trabalho é revelar o diálogo sobre a transição agroecológica promovida em escolas do campo, enfatizando questões relativas a importância da escola no desenvolvimento de práticas para uma alimentação saudável e do trabalho coletivo na produção de alimentos. A metodologia foi constituída de pesquisa de campo, jornais e entrevistas diretas. A horta didática se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos livres de agrotóxicos, uma alternativa sustentável e possível dentro das unidades camponesas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4989 10.47946/rnera.v0i37.4989 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4989 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v0i37.4989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4989/3869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA NERA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA NERA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 37 (20); 154-168 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048085502754816 |