O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Evandro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schmitz, Heribert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/8738
Resumo: Este texto analisa o comportamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Sudeste do Pará e as suas repercussões no Assentamento 26 de Março, localizado no município de Marabá. As perguntas que nos auxiliaram foram: o Pronaf fortalece o seu público em nível local? Se sim, de que modo isso acontece? Se não, quais são as repercussões do seu comportamento em nível local e os caminhos a serem seguidos? Baseamo-nos em dados da Matriz de Referência do Banco Central do Brasil e no método do estudo de caso. Realizamos levantamento bibliográfico-documental e pesquisas de campo realizadas entre 2017 e 2018 com a realização de entrevistas e observação participante. Concluímos que o programa se comporta de modo limitado e seletivo e, por consequência, não contempla a diversidade social da agricultura familiar em nível local. Como resultado dessa tendência, efeitos negativos no âmbito social, ambiental e econômico são recorrentes no assentamento.
id UNESP-25_8854d90eb2f8747a7cd369042d827c57
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/8738
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)Este texto analisa o comportamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Sudeste do Pará e as suas repercussões no Assentamento 26 de Março, localizado no município de Marabá. As perguntas que nos auxiliaram foram: o Pronaf fortalece o seu público em nível local? Se sim, de que modo isso acontece? Se não, quais são as repercussões do seu comportamento em nível local e os caminhos a serem seguidos? Baseamo-nos em dados da Matriz de Referência do Banco Central do Brasil e no método do estudo de caso. Realizamos levantamento bibliográfico-documental e pesquisas de campo realizadas entre 2017 e 2018 com a realização de entrevistas e observação participante. Concluímos que o programa se comporta de modo limitado e seletivo e, por consequência, não contempla a diversidade social da agricultura familiar em nível local. Como resultado dessa tendência, efeitos negativos no âmbito social, ambiental e econômico são recorrentes no assentamento.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2021-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/873810.47946/rnera.v0i59.8738REVISTA NERA; n. 59 (24): Dossiê SINGA; 88-1081806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/8738/6126Copyright (c) 2021 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, EvandroSchmitz, Heribert2021-08-03T13:10:50Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/8738Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-08-03T13:10:50Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
title O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
spellingShingle O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
Neves, Evandro
title_short O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
title_full O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
title_fullStr O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
title_full_unstemmed O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
title_sort O COMPORTAMENTO DO PRONAF NO SUDESTE DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA/Pronaf’s demeanor in the Southeast Pará: a Case study in the Assentamento 26 de Março, Marabá (PA)
author Neves, Evandro
author_facet Neves, Evandro
Schmitz, Heribert
author_role author
author2 Schmitz, Heribert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Evandro
Schmitz, Heribert
description Este texto analisa o comportamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Sudeste do Pará e as suas repercussões no Assentamento 26 de Março, localizado no município de Marabá. As perguntas que nos auxiliaram foram: o Pronaf fortalece o seu público em nível local? Se sim, de que modo isso acontece? Se não, quais são as repercussões do seu comportamento em nível local e os caminhos a serem seguidos? Baseamo-nos em dados da Matriz de Referência do Banco Central do Brasil e no método do estudo de caso. Realizamos levantamento bibliográfico-documental e pesquisas de campo realizadas entre 2017 e 2018 com a realização de entrevistas e observação participante. Concluímos que o programa se comporta de modo limitado e seletivo e, por consequência, não contempla a diversidade social da agricultura familiar em nível local. Como resultado dessa tendência, efeitos negativos no âmbito social, ambiental e econômico são recorrentes no assentamento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/8738
10.47946/rnera.v0i59.8738
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/8738
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i59.8738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/8738/6126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 59 (24): Dossiê SINGA; 88-108
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048087195156480