A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norder, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lobo, Natália Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5770
Resumo: Este texto analisa a percepção de diretores, professores e funcionários em relação aos impactos dos agrotóxicos sobre escolas rurais no Estado do Mato Grosso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário quantitativo. Foram realizadas 48 entrevistas com diretores, professores e funcionários de 40 escolas rurais situadas em 34 municípios de diferentes regiões do Estado do Mato Grosso, o que representa aproximadamente 30% do total. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos entrevistados apontou para algum tipo de impacto associado ao uso de agrotóxicos no entorno das escolas, seja de forma direta sobre as pessoas ou através da identificação de odores. Além disso, o tema tem sido frequentemente trabalhado em atividades pedagógicas realizadas nas escolas.
id UNESP-25_8c3f9e41a3002231cd638e438bc7e5df
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5770
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)Escolas Rurais. Percepção Social. Educação Ambiental. Agrotóxicos.Este texto analisa a percepção de diretores, professores e funcionários em relação aos impactos dos agrotóxicos sobre escolas rurais no Estado do Mato Grosso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário quantitativo. Foram realizadas 48 entrevistas com diretores, professores e funcionários de 40 escolas rurais situadas em 34 municípios de diferentes regiões do Estado do Mato Grosso, o que representa aproximadamente 30% do total. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos entrevistados apontou para algum tipo de impacto associado ao uso de agrotóxicos no entorno das escolas, seja de forma direta sobre as pessoas ou através da identificação de odores. Além disso, o tema tem sido frequentemente trabalhado em atividades pedagógicas realizadas nas escolas.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/577010.47946/rnera.v0i46.5770REVISTA NERA; n. 46 (22); 41-571806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5770/4679Copyright (c) 2019 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNorder, Luiz AntonioLobo, Natália Santos2021-01-07T01:34:30Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5770Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:34:30Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
title A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
Norder, Luiz Antonio
Escolas Rurais. Percepção Social. Educação Ambiental. Agrotóxicos.
title_short A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
title_full A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
title_sort A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
author Norder, Luiz Antonio
author_facet Norder, Luiz Antonio
Lobo, Natália Santos
author_role author
author2 Lobo, Natália Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Norder, Luiz Antonio
Lobo, Natália Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Rurais. Percepção Social. Educação Ambiental. Agrotóxicos.
topic Escolas Rurais. Percepção Social. Educação Ambiental. Agrotóxicos.
description Este texto analisa a percepção de diretores, professores e funcionários em relação aos impactos dos agrotóxicos sobre escolas rurais no Estado do Mato Grosso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário quantitativo. Foram realizadas 48 entrevistas com diretores, professores e funcionários de 40 escolas rurais situadas em 34 municípios de diferentes regiões do Estado do Mato Grosso, o que representa aproximadamente 30% do total. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos entrevistados apontou para algum tipo de impacto associado ao uso de agrotóxicos no entorno das escolas, seja de forma direta sobre as pessoas ou através da identificação de odores. Além disso, o tema tem sido frequentemente trabalhado em atividades pedagógicas realizadas nas escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5770
10.47946/rnera.v0i46.5770
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5770
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i46.5770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5770/4679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 46 (22); 41-57
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048085980905472