LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flávia Braga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1865
Resumo: Este trabalho analisa um processo atual, particular, de articulação internacional popular. A Via Campesina é compreendida aqui como uma experiência que apresenta características das formas contemporâneas de articulação internacional, mas que, por outro lado, reivindica aspectos da tradição internacionalista da esquerda. Seu surgimento e desenvolvimento ocorrem em contraponto ao avanço das formas de produção capitalista para a agricultura em nível mundial, nas últimas décadas. Através da reformulação do conceito de campesinato, da elaboração de pautas que unem trabalhadores rurais dos mais diferentes tipos, da constituição de uma cultura política e uma identidade própria, esta articulação ganhou centralidade nas lutas antiglobalização. Muitos analistas identificam a Via Campesina como a organização que representa o novo sujeito histórico na luta capital/trabalho, isto é, o campesinato mundial. Esta centralidade foi alcançada, pois, para além das questões específicas da agricultura, as organizações membro da Via Campesina vêm constituindo um projeto alternativo de sociedade que questiona o modelo capitalista de produção, em especial, no meio rural.
id UNESP-25_b66dce706a68784e8e639a98abf45ed4
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/1865
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)capitalismo mundialarticulações internacionaismovimentos sociaiscampesinatosoberania alimentar.Este trabalho analisa um processo atual, particular, de articulação internacional popular. A Via Campesina é compreendida aqui como uma experiência que apresenta características das formas contemporâneas de articulação internacional, mas que, por outro lado, reivindica aspectos da tradição internacionalista da esquerda. Seu surgimento e desenvolvimento ocorrem em contraponto ao avanço das formas de produção capitalista para a agricultura em nível mundial, nas últimas décadas. Através da reformulação do conceito de campesinato, da elaboração de pautas que unem trabalhadores rurais dos mais diferentes tipos, da constituição de uma cultura política e uma identidade própria, esta articulação ganhou centralidade nas lutas antiglobalização. Muitos analistas identificam a Via Campesina como a organização que representa o novo sujeito histórico na luta capital/trabalho, isto é, o campesinato mundial. Esta centralidade foi alcançada, pois, para além das questões específicas da agricultura, as organizações membro da Via Campesina vêm constituindo um projeto alternativo de sociedade que questiona o modelo capitalista de produção, em especial, no meio rural.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2012-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/186510.47946/rnera.v0i20.1865REVISTA NERA; n. 20 (15); 58-821806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1865/1764Vieira, Flávia Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T01:28:40Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/1865Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:28:40Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
title LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
spellingShingle LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
Vieira, Flávia Braga
capitalismo mundial
articulações internacionais
movimentos sociais
campesinato
soberania alimentar.
title_short LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
title_full LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
title_fullStr LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
title_full_unstemmed LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
title_sort LUTAS CAMPONESAS NA ESCALA INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIA CAMPESINA (Peasant struggles at international scale: a study of Via Campesina)
author Vieira, Flávia Braga
author_facet Vieira, Flávia Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Flávia Braga
dc.subject.por.fl_str_mv capitalismo mundial
articulações internacionais
movimentos sociais
campesinato
soberania alimentar.
topic capitalismo mundial
articulações internacionais
movimentos sociais
campesinato
soberania alimentar.
description Este trabalho analisa um processo atual, particular, de articulação internacional popular. A Via Campesina é compreendida aqui como uma experiência que apresenta características das formas contemporâneas de articulação internacional, mas que, por outro lado, reivindica aspectos da tradição internacionalista da esquerda. Seu surgimento e desenvolvimento ocorrem em contraponto ao avanço das formas de produção capitalista para a agricultura em nível mundial, nas últimas décadas. Através da reformulação do conceito de campesinato, da elaboração de pautas que unem trabalhadores rurais dos mais diferentes tipos, da constituição de uma cultura política e uma identidade própria, esta articulação ganhou centralidade nas lutas antiglobalização. Muitos analistas identificam a Via Campesina como a organização que representa o novo sujeito histórico na luta capital/trabalho, isto é, o campesinato mundial. Esta centralidade foi alcançada, pois, para além das questões específicas da agricultura, as organizações membro da Via Campesina vêm constituindo um projeto alternativo de sociedade que questiona o modelo capitalista de produção, em especial, no meio rural.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1865
10.47946/rnera.v0i20.1865
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1865
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i20.1865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1865/1764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 20 (15); 58-82
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048084283260929