IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MONTEIRO, Maria Inês Bacellar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6536
Resumo: Este estudo teve por objetivo discutir a cegueira adquirida e suas consequências no processo de ensino da leitura e escrita braille. Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que destaca a importância das relações sociais para a formação pessoal de cada um e em seus textos sobre a constituição e desenvolvimento de pessoas cegas. Levantaram-se depoimentos orais de sujeitos cegos a fim de conhecer suas histórias e avaliações sobre os próprios sentimentos e ações com relação ao processo de perda visual e aprendizagem do braille. O estudo foi constituído por análise de depoimentos de doze cegos, com idades entre 15 e 67 anos. Os depoimentos foram todos gravados e transcritos. O objetivo era conhecer as histórias, sentimentos e ações dos cegos com relação ao processo de perda visual e ao braille. Foram consideradas as percepções que os sujeitos com cegueira adquirida tinham sobre o braille e as autopercepções consolidadas pelos outros, reveladas nos depoimentos dos cegos. Isto permitiu definir dois eixos de análise: 1) a perda de visão – lutar quando tudo parece adverso; 2) aprender braille – difícil para uns, menos difícil para outros, fácil para ninguém. Os depoimentos mostraram a necessidade de pensar a educação de pessoas com cegueira adquirida, pois a dor da perda e a aceitação podem representar um processo longo, que interfere na aprendizagem da leitura e escrita braille. Este aprendizado foi um desafio para muitos dos entrevistados, que o consideraram difícil. Porém, conforme o aprendizado aconteceu, perceberam que aprender algo que se pensou impossível pode ser gratificante.
id UNESP-28_5670c80b917543c6554b5093b5a17e84
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6536
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLEEste estudo teve por objetivo discutir a cegueira adquirida e suas consequências no processo de ensino da leitura e escrita braille. Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que destaca a importância das relações sociais para a formação pessoal de cada um e em seus textos sobre a constituição e desenvolvimento de pessoas cegas. Levantaram-se depoimentos orais de sujeitos cegos a fim de conhecer suas histórias e avaliações sobre os próprios sentimentos e ações com relação ao processo de perda visual e aprendizagem do braille. O estudo foi constituído por análise de depoimentos de doze cegos, com idades entre 15 e 67 anos. Os depoimentos foram todos gravados e transcritos. O objetivo era conhecer as histórias, sentimentos e ações dos cegos com relação ao processo de perda visual e ao braille. Foram consideradas as percepções que os sujeitos com cegueira adquirida tinham sobre o braille e as autopercepções consolidadas pelos outros, reveladas nos depoimentos dos cegos. Isto permitiu definir dois eixos de análise: 1) a perda de visão – lutar quando tudo parece adverso; 2) aprender braille – difícil para uns, menos difícil para outros, fácil para ninguém. Os depoimentos mostraram a necessidade de pensar a educação de pessoas com cegueira adquirida, pois a dor da perda e a aceitação podem representar um processo longo, que interfere na aprendizagem da leitura e escrita braille. Este aprendizado foi um desafio para muitos dos entrevistados, que o consideraram difícil. Porém, conforme o aprendizado aconteceu, perceberam que aprender algo que se pensou impossível pode ser gratificante.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/653610.36311/2358-8845.2016.v3n1.03.p14Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 01 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 01 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 01 (2016)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6536/4298MENDES, Fátima Aparecida GonçalvesMONTEIRO, Maria Inês Bacellarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T14:44:52Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6536Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-05-18T14:44:52Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
title IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
spellingShingle IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves
title_short IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
title_full IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
title_fullStr IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
title_sort IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
author MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves
author_facet MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves
MONTEIRO, Maria Inês Bacellar
author_role author
author2 MONTEIRO, Maria Inês Bacellar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves
MONTEIRO, Maria Inês Bacellar
description Este estudo teve por objetivo discutir a cegueira adquirida e suas consequências no processo de ensino da leitura e escrita braille. Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que destaca a importância das relações sociais para a formação pessoal de cada um e em seus textos sobre a constituição e desenvolvimento de pessoas cegas. Levantaram-se depoimentos orais de sujeitos cegos a fim de conhecer suas histórias e avaliações sobre os próprios sentimentos e ações com relação ao processo de perda visual e aprendizagem do braille. O estudo foi constituído por análise de depoimentos de doze cegos, com idades entre 15 e 67 anos. Os depoimentos foram todos gravados e transcritos. O objetivo era conhecer as histórias, sentimentos e ações dos cegos com relação ao processo de perda visual e ao braille. Foram consideradas as percepções que os sujeitos com cegueira adquirida tinham sobre o braille e as autopercepções consolidadas pelos outros, reveladas nos depoimentos dos cegos. Isto permitiu definir dois eixos de análise: 1) a perda de visão – lutar quando tudo parece adverso; 2) aprender braille – difícil para uns, menos difícil para outros, fácil para ninguém. Os depoimentos mostraram a necessidade de pensar a educação de pessoas com cegueira adquirida, pois a dor da perda e a aceitação podem representar um processo longo, que interfere na aprendizagem da leitura e escrita braille. Este aprendizado foi um desafio para muitos dos entrevistados, que o consideraram difícil. Porém, conforme o aprendizado aconteceu, perceberam que aprender algo que se pensou impossível pode ser gratificante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6536
10.36311/2358-8845.2016.v3n1.03.p14
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6536
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2016.v3n1.03.p14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6536/4298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 01 (2016)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 01 (2016)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 01 (2016)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697015726080