A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
DOI: | 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172 |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5172 |
Resumo: | O estudo, financiado pela Fapemig e pelo Cnpq, buscou compreender entender a forma como as demandas porformação continuada de professores originárias do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram atendidas pelos cursos da Rede de Formação de Professores em Educação Especial no período entre 2008 a 2013, e as contribuições dos cursos para as políticas degestão educacional nos municípios do Triângulo Mineiro de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Indianópolis. Foi realizada análise documental no PAR dos municípios. Nos documentos analisados a preocupação com a formação continuada dos profissionais da educação para o trabalho relacionado à escolarização do público da educação especial, aparece de forma incipiente nas demandas. Foram identificados 481 inscritos nos cursos ofertados pela Dpee/Secadi/MEC de 2008 a 2013, destes 158 foramaprovados, um percentual de 33,6% de aprovação, índice muito baixo. Indianópolis solicitou no período 03 (três) salas de recursos multifuncionais; Ituiutaba 17 (dezessete) e Monte Alegre de Minas 02 (duas). Uberlândia não solicitou nenhuma. Depreendeu-se que a Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da Dpee/SECADI, assumiu um papel pouco expressivo na formação de professores dos quatro municípios da Região do Triangulo Mineiro investigados no período demarcado para o estudo. |
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A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVAO estudo, financiado pela Fapemig e pelo Cnpq, buscou compreender entender a forma como as demandas porformação continuada de professores originárias do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram atendidas pelos cursos da Rede de Formação de Professores em Educação Especial no período entre 2008 a 2013, e as contribuições dos cursos para as políticas degestão educacional nos municípios do Triângulo Mineiro de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Indianópolis. Foi realizada análise documental no PAR dos municípios. Nos documentos analisados a preocupação com a formação continuada dos profissionais da educação para o trabalho relacionado à escolarização do público da educação especial, aparece de forma incipiente nas demandas. Foram identificados 481 inscritos nos cursos ofertados pela Dpee/Secadi/MEC de 2008 a 2013, destes 158 foramaprovados, um percentual de 33,6% de aprovação, índice muito baixo. Indianópolis solicitou no período 03 (três) salas de recursos multifuncionais; Ituiutaba 17 (dezessete) e Monte Alegre de Minas 02 (duas). Uberlândia não solicitou nenhuma. Depreendeu-se que a Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da Dpee/SECADI, assumiu um papel pouco expressivo na formação de professores dos quatro municípios da Região do Triangulo Mineiro investigados no período demarcado para o estudo.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/517210.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5172/3644SILVA, Lázara Cristina daSOUZA, Vilma Aparecida deSILVA, Maria Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:34:10Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5172Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:34:10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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