A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lázara Cristina da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SOUZA, Vilma Aparecida de, SILVA, Maria Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5172
Resumo: O estudo, financiado pela Fapemig e pelo Cnpq, buscou compreender entender a forma como as demandas porformação continuada de professores originárias do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram atendidas pelos cursos da Rede de Formação de Professores em Educação Especial no período entre 2008 a 2013, e as contribuições dos cursos para as políticas degestão educacional nos municípios do Triângulo Mineiro de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Indianópolis. Foi realizada análise documental no PAR dos municípios. Nos documentos analisados a preocupação com a formação continuada dos profissionais da educação para o trabalho relacionado à escolarização do público da educação especial, aparece de forma incipiente nas demandas. Foram identificados 481 inscritos nos cursos ofertados pela Dpee/Secadi/MEC de 2008 a 2013, destes 158 foramaprovados, um percentual de 33,6% de aprovação, índice muito baixo. Indianópolis solicitou no período 03 (três) salas de recursos multifuncionais; Ituiutaba 17 (dezessete) e Monte Alegre de Minas 02 (duas). Uberlândia não solicitou nenhuma. Depreendeu-se que a Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da Dpee/SECADI, assumiu um papel pouco expressivo na formação de professores dos quatro municípios da Região do Triangulo Mineiro investigados no período demarcado para o estudo.
id UNESP-28_5c915e6ec3478dc246ce7b4b29fc7088
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5172
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
spelling A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVAO estudo, financiado pela Fapemig e pelo Cnpq, buscou compreender entender a forma como as demandas porformação continuada de professores originárias do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram atendidas pelos cursos da Rede de Formação de Professores em Educação Especial no período entre 2008 a 2013, e as contribuições dos cursos para as políticas degestão educacional nos municípios do Triângulo Mineiro de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Indianópolis. Foi realizada análise documental no PAR dos municípios. Nos documentos analisados a preocupação com a formação continuada dos profissionais da educação para o trabalho relacionado à escolarização do público da educação especial, aparece de forma incipiente nas demandas. Foram identificados 481 inscritos nos cursos ofertados pela Dpee/Secadi/MEC de 2008 a 2013, destes 158 foramaprovados, um percentual de 33,6% de aprovação, índice muito baixo. Indianópolis solicitou no período 03 (três) salas de recursos multifuncionais; Ituiutaba 17 (dezessete) e Monte Alegre de Minas 02 (duas). Uberlândia não solicitou nenhuma. Depreendeu-se que a Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da Dpee/SECADI, assumiu um papel pouco expressivo na formação de professores dos quatro municípios da Região do Triangulo Mineiro investigados no período demarcado para o estudo.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/517210.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5172/3644SILVA, Lázara Cristina daSOUZA, Vilma Aparecida deSILVA, Maria Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:34:10Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5172Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:34:10Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
spellingShingle A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SILVA, Lázara Cristina da
SILVA, Lázara Cristina da
title_short A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort A FORMAÇÃO DOCENTE E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ENCONTROS E DESENCONTROS DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author SILVA, Lázara Cristina da
author_facet SILVA, Lázara Cristina da
SILVA, Lázara Cristina da
SOUZA, Vilma Aparecida de
SILVA, Maria Vieira da
SOUZA, Vilma Aparecida de
SILVA, Maria Vieira da
author_role author
author2 SOUZA, Vilma Aparecida de
SILVA, Maria Vieira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lázara Cristina da
SOUZA, Vilma Aparecida de
SILVA, Maria Vieira da
description O estudo, financiado pela Fapemig e pelo Cnpq, buscou compreender entender a forma como as demandas porformação continuada de professores originárias do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram atendidas pelos cursos da Rede de Formação de Professores em Educação Especial no período entre 2008 a 2013, e as contribuições dos cursos para as políticas degestão educacional nos municípios do Triângulo Mineiro de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Indianópolis. Foi realizada análise documental no PAR dos municípios. Nos documentos analisados a preocupação com a formação continuada dos profissionais da educação para o trabalho relacionado à escolarização do público da educação especial, aparece de forma incipiente nas demandas. Foram identificados 481 inscritos nos cursos ofertados pela Dpee/Secadi/MEC de 2008 a 2013, destes 158 foramaprovados, um percentual de 33,6% de aprovação, índice muito baixo. Indianópolis solicitou no período 03 (três) salas de recursos multifuncionais; Ituiutaba 17 (dezessete) e Monte Alegre de Minas 02 (duas). Uberlândia não solicitou nenhuma. Depreendeu-se que a Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da Dpee/SECADI, assumiu um papel pouco expressivo na formação de professores dos quatro municípios da Região do Triangulo Mineiro investigados no período demarcado para o estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5172
10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5172
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5172/3644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1822178795149328384
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5172