COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750 |
Resumo: | o objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de umprotocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção doenvolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores. |
id |
UNESP-28_c74192848d41eb1fffbc11742c6df2b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6750 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORESo objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de umprotocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção doenvolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/675010.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 2 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 2 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 2 (2016)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750/4406TENOR, ANA CLAUDIADELIBERATO, DÉBORAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T14:27:24Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6750Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-05-18T14:27:24Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES |
title |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES TENOR, ANA CLAUDIA |
title_short |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES |
title_full |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES |
title_sort |
COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES |
author |
TENOR, ANA CLAUDIA |
author_facet |
TENOR, ANA CLAUDIA DELIBERATO, DÉBORA |
author_role |
author |
author2 |
DELIBERATO, DÉBORA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TENOR, ANA CLAUDIA DELIBERATO, DÉBORA |
description |
o objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de umprotocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção doenvolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750/4406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 2 (2016) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 2 (2016) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 2 (2016) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697047183360 |