COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TENOR, ANA CLAUDIA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: DELIBERATO, DÉBORA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750
Resumo: o objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de umprotocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção doenvolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores.
id UNESP-28_c74192848d41eb1fffbc11742c6df2b2
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6750
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORESo objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de umprotocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção doenvolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/675010.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 2 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 2 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 2 (2016)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750/4406TENOR, ANA CLAUDIADELIBERATO, DÉBORAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T14:27:24Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6750Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-05-18T14:27:24Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
title COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
spellingShingle COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
TENOR, ANA CLAUDIA
title_short COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
title_full COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
title_fullStr COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
title_sort COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
author TENOR, ANA CLAUDIA
author_facet TENOR, ANA CLAUDIA
DELIBERATO, DÉBORA
author_role author
author2 DELIBERATO, DÉBORA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TENOR, ANA CLAUDIA
DELIBERATO, DÉBORA
description o objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de umprotocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção doenvolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750
10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750/4406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 2 (2016)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 2 (2016)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 2 (2016)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697047183360