Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABER,Marcelo
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: FERTONANI,Fernando Luis, YAMANAKA,Hideko, BENEDETTI,Assis Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Eclética Química
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702000000100015
Resumo: Neste trabalho procurou-se descrever detalhadamente o procedimento de preparo de um arranjo de eletrodos com geometria em forma de microdiscos (20,2 < r e < 25,7 mim) e estudar o comportamento eletroquímico desse conjunto de microeletrodos. Foram aplicadas diferentes equações descritas na literatura para a condição de estado estacionário e quase-estacionário e equações para a simulação de voltamogramas em regime estacionário. Para baixas velocidades, v <= 0,1 mV s-1, observou-se uma excelente sobreposição dos voltamogramas cíclicos experimental e simulado, entretanto, velocidades desta ordem de grandeza são pouco práticas do ponto de vista experimental. Observou-se, também para todos os microeletrodos estudados, uma transição da condição de corrente estacionária para quase-estacionária, com o aumento dos valores de v. Equações que permitem avaliar a contribuição das correntes radial e difusional, para a corrente total, ajustam-se perfeitamente as curvas I/E em todo o intervalo de raios dos eletrodos e valores de v empregados. Os voltamogramas obtidos para o arranjo de eletrodos operando na condição de curto circuito apresentou um fator de amplificação de 19 vezes, referente ao sinal obtido a partir de um único microeletrodo. Tal fator confirma a condição de ausência de sobreposição das camadas de difusão dos eletrodos e, portanto, reflete a contribuição individual de cada eletrodo para a corrente total.
id UNESP-29_1ef2da226cc80be5e0808b701a1186cd
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-46702000000100015
network_acronym_str UNESP-29
network_name_str Eclética Química
repository_id_str
spelling Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterizaçãoarranjos de microeletrodosestado estacionáriovoltametria cíclicaNeste trabalho procurou-se descrever detalhadamente o procedimento de preparo de um arranjo de eletrodos com geometria em forma de microdiscos (20,2 < r e < 25,7 mim) e estudar o comportamento eletroquímico desse conjunto de microeletrodos. Foram aplicadas diferentes equações descritas na literatura para a condição de estado estacionário e quase-estacionário e equações para a simulação de voltamogramas em regime estacionário. Para baixas velocidades, v <= 0,1 mV s-1, observou-se uma excelente sobreposição dos voltamogramas cíclicos experimental e simulado, entretanto, velocidades desta ordem de grandeza são pouco práticas do ponto de vista experimental. Observou-se, também para todos os microeletrodos estudados, uma transição da condição de corrente estacionária para quase-estacionária, com o aumento dos valores de v. Equações que permitem avaliar a contribuição das correntes radial e difusional, para a corrente total, ajustam-se perfeitamente as curvas I/E em todo o intervalo de raios dos eletrodos e valores de v empregados. Os voltamogramas obtidos para o arranjo de eletrodos operando na condição de curto circuito apresentou um fator de amplificação de 19 vezes, referente ao sinal obtido a partir de um único microeletrodo. Tal fator confirma a condição de ausência de sobreposição das camadas de difusão dos eletrodos e, portanto, reflete a contribuição individual de cada eletrodo para a corrente total.Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702000000100015Eclética Química v.25 2000reponame:Eclética Químicainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S0100-46702000000100015info:eu-repo/semantics/openAccessFABER,MarceloFERTONANI,Fernando LuisYAMANAKA,HidekoBENEDETTI,Assis Vicentepor2002-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-46702000000100015Revistahttp://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/PUBhttps://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/oaiecletica@ctrlk.com.br||ecletica@iq.unesp.br1678-46181678-4618opendoar:2002-11-26T00:00Eclética Química - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
title Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
spellingShingle Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
FABER,Marcelo
arranjos de microeletrodos
estado estacionário
voltametria cíclica
title_short Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
title_full Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
title_fullStr Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
title_full_unstemmed Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
title_sort Microeletrodos: III. arranjos de microeletrodos, construção e caracterização
author FABER,Marcelo
author_facet FABER,Marcelo
FERTONANI,Fernando Luis
YAMANAKA,Hideko
BENEDETTI,Assis Vicente
author_role author
author2 FERTONANI,Fernando Luis
YAMANAKA,Hideko
BENEDETTI,Assis Vicente
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FABER,Marcelo
FERTONANI,Fernando Luis
YAMANAKA,Hideko
BENEDETTI,Assis Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv arranjos de microeletrodos
estado estacionário
voltametria cíclica
topic arranjos de microeletrodos
estado estacionário
voltametria cíclica
description Neste trabalho procurou-se descrever detalhadamente o procedimento de preparo de um arranjo de eletrodos com geometria em forma de microdiscos (20,2 < r e < 25,7 mim) e estudar o comportamento eletroquímico desse conjunto de microeletrodos. Foram aplicadas diferentes equações descritas na literatura para a condição de estado estacionário e quase-estacionário e equações para a simulação de voltamogramas em regime estacionário. Para baixas velocidades, v <= 0,1 mV s-1, observou-se uma excelente sobreposição dos voltamogramas cíclicos experimental e simulado, entretanto, velocidades desta ordem de grandeza são pouco práticas do ponto de vista experimental. Observou-se, também para todos os microeletrodos estudados, uma transição da condição de corrente estacionária para quase-estacionária, com o aumento dos valores de v. Equações que permitem avaliar a contribuição das correntes radial e difusional, para a corrente total, ajustam-se perfeitamente as curvas I/E em todo o intervalo de raios dos eletrodos e valores de v empregados. Os voltamogramas obtidos para o arranjo de eletrodos operando na condição de curto circuito apresentou um fator de amplificação de 19 vezes, referente ao sinal obtido a partir de um único microeletrodo. Tal fator confirma a condição de ausência de sobreposição das camadas de difusão dos eletrodos e, portanto, reflete a contribuição individual de cada eletrodo para a corrente total.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702000000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702000000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-46702000000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
publisher.none.fl_str_mv Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Eclética Química v.25 2000
reponame:Eclética Química
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Eclética Química
collection Eclética Química
repository.name.fl_str_mv Eclética Química - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ecletica@ctrlk.com.br||ecletica@iq.unesp.br
_version_ 1754734617198329856