Aplicação de corantes naturais no ensino médio
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Eclética Química |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702001000100017 |
Resumo: | Corantes naturais obtidos de flores de quaresmeira (Tibouchina granulosa) e unha de vaca (Bahuinia variegata) e da casca de feijão preto (Phaseolus vulgaris), foram usados em experimentos de identificação de substâncias ácidas ou básicas, tais como, vinagres, sucos de fruta e detergentes. Esta aplicação foi feita em turmas de alunos oriundos de escolas públicas periféricas da cidade de Uberlândia, MG. Uma tabela, com os principais resultados é apresentada, na qual é feita uma comparação da utilização dos corantes naturais com um corante convencional, no tocante às cores obtidas. Uma das principais discussões, diz respeito ao conceito de indicador propriamente dito, não explorado na escola, conforme relatado pelos alunos. A prática teve excelente aceitação e se mostrou muito eficiente na demonstração de conceitos de acidez, basicidade e indicadores. |
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Aplicação de corantes naturais no ensino médioensino de químicaantocianinasindicadores naturaisCorantes naturais obtidos de flores de quaresmeira (Tibouchina granulosa) e unha de vaca (Bahuinia variegata) e da casca de feijão preto (Phaseolus vulgaris), foram usados em experimentos de identificação de substâncias ácidas ou básicas, tais como, vinagres, sucos de fruta e detergentes. Esta aplicação foi feita em turmas de alunos oriundos de escolas públicas periféricas da cidade de Uberlândia, MG. Uma tabela, com os principais resultados é apresentada, na qual é feita uma comparação da utilização dos corantes naturais com um corante convencional, no tocante às cores obtidas. Uma das principais discussões, diz respeito ao conceito de indicador propriamente dito, não explorado na escola, conforme relatado pelos alunos. A prática teve excelente aceitação e se mostrou muito eficiente na demonstração de conceitos de acidez, basicidade e indicadores.Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702001000100017Eclética Química v.26 2001reponame:Eclética Químicainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S0100-46702001000100017info:eu-repo/semantics/openAccessSOARES,Márlon Herbert Flora BarbosaSILVA,Marcus Vinicius BoldrinCAVALHEIRO,Éder Tadeu Gomespor2002-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-46702001000100017Revistahttp://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/PUBhttps://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/oaiecletica@ctrlk.com.br||ecletica@iq.unesp.br1678-46181678-4618opendoar:2002-11-26T00:00Eclética Química - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
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