Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Alex Dias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maia, Tales Nery, Almeida, Sídia Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/909
Resumo: O seguinte estudo apresenta uma pesquisa realizada junto às organizações dos setores têxtil, de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de mineração da cidade de Campina Grande – PB, sendo as mesmas realizadoras da atividade de exportação, com o objetivo central de analisar a gestão do capital de giro e como se dá o seu financiamento, tendo como embasamento as teorias da administração financeira. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo–quantitativo, apoiada em revisão bibliográfica sobre o tema em questão e em uma pesquisa de campo. Além das teorias da área em estudo, alguns conceitos básicos da estatística descritiva também foram utilizados. Através dos dados, constata-se que há certa semelhança na gestão de capital de giro entre as empresas estudadas, sendo pouco utilizados os financiamentos bancários, para financiar o capital de giro. Constatou-se também, que boa parte utiliza o capital próprio e a antecipação de recebíveis para fomentar tal gestão. Embora grande parte da amostra se encontre em boa situação, referente ao caixa e ao capital de giro, ainda é necessário tomar providências para que essa área seja mais formalizada e que o seu planejamento seja, de fato, elaborado e realizado de forma adequada, atendendo às características de cada empresa. Palavras-chave: Gestão do Capital de Giro; Planejamento e Financiamento de Curto Prazo; Empresas Exportadoras.
id UNESP-2_11839f131999431d919d9e1f6991a646
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/909
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PBO seguinte estudo apresenta uma pesquisa realizada junto às organizações dos setores têxtil, de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de mineração da cidade de Campina Grande – PB, sendo as mesmas realizadoras da atividade de exportação, com o objetivo central de analisar a gestão do capital de giro e como se dá o seu financiamento, tendo como embasamento as teorias da administração financeira. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo–quantitativo, apoiada em revisão bibliográfica sobre o tema em questão e em uma pesquisa de campo. Além das teorias da área em estudo, alguns conceitos básicos da estatística descritiva também foram utilizados. Através dos dados, constata-se que há certa semelhança na gestão de capital de giro entre as empresas estudadas, sendo pouco utilizados os financiamentos bancários, para financiar o capital de giro. Constatou-se também, que boa parte utiliza o capital próprio e a antecipação de recebíveis para fomentar tal gestão. Embora grande parte da amostra se encontre em boa situação, referente ao caixa e ao capital de giro, ainda é necessário tomar providências para que essa área seja mais formalizada e que o seu planejamento seja, de fato, elaborado e realizado de forma adequada, atendendo às características de cada empresa. Palavras-chave: Gestão do Capital de Giro; Planejamento e Financiamento de Curto Prazo; Empresas Exportadoras.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/90910.15675/gepros.v0i4.909Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 4 (2011); 431984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/909/431Xavier, Alex DiasMaia, Tales NeryAlmeida, Sídia Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-07T19:32:15Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/909Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-07-07T19:32:15GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
title Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
spellingShingle Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
Xavier, Alex Dias
title_short Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
title_full Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
title_fullStr Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
title_full_unstemmed Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
title_sort Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
author Xavier, Alex Dias
author_facet Xavier, Alex Dias
Maia, Tales Nery
Almeida, Sídia Fonseca
author_role author
author2 Maia, Tales Nery
Almeida, Sídia Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Alex Dias
Maia, Tales Nery
Almeida, Sídia Fonseca
description O seguinte estudo apresenta uma pesquisa realizada junto às organizações dos setores têxtil, de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de mineração da cidade de Campina Grande – PB, sendo as mesmas realizadoras da atividade de exportação, com o objetivo central de analisar a gestão do capital de giro e como se dá o seu financiamento, tendo como embasamento as teorias da administração financeira. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo–quantitativo, apoiada em revisão bibliográfica sobre o tema em questão e em uma pesquisa de campo. Além das teorias da área em estudo, alguns conceitos básicos da estatística descritiva também foram utilizados. Através dos dados, constata-se que há certa semelhança na gestão de capital de giro entre as empresas estudadas, sendo pouco utilizados os financiamentos bancários, para financiar o capital de giro. Constatou-se também, que boa parte utiliza o capital próprio e a antecipação de recebíveis para fomentar tal gestão. Embora grande parte da amostra se encontre em boa situação, referente ao caixa e ao capital de giro, ainda é necessário tomar providências para que essa área seja mais formalizada e que o seu planejamento seja, de fato, elaborado e realizado de forma adequada, atendendo às características de cada empresa. Palavras-chave: Gestão do Capital de Giro; Planejamento e Financiamento de Curto Prazo; Empresas Exportadoras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/909
10.15675/gepros.v0i4.909
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/909
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i4.909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/909/431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 4 (2011); 43
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696298213376