Análise da contribuição do business to business na gestão de cadeias de suprimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1226 |
Resumo: | Este artigo analisa a contribuição do comércio eletrônico Business to Business (B2B) na gestão de cadeias de suprimentos, identificando os principais processos desenvolvidos por meio de tais ferramentas nas operações de grandes corporações brasileiras, destacando suas vantagens e desvantagens. Para tanto, pesquisaram-se temas como e-commerce, gerenciamento de cadeias de suprimentos e redes de negócios. Com base no referencial teórico levantado, realizou-se uma pesquisa de campo tipo survey baseada em questionários com formulários disponibilizados pela Internet. Dez empresas importantes da região metropolitana de São Paulo, que utilizam aplicações de B2B, participaram da pesquisa, e dentre os vários resultados obtidos, constatou-se que o e-commerce B2B está consolidado como um importante suporte à gestão de cadeias de suprimentos ou redes de empresas, aperfeiçoando os relacionamentos, a troca de informações e as operações entre as empresas envolvidas, aumentando o potencial de competitividade.Palavras-chave: E-commerce B2B. Gestão de Cadeias de Suprimentos. Redes de Empresas. |
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Análise da contribuição do business to business na gestão de cadeias de suprimentosEste artigo analisa a contribuição do comércio eletrônico Business to Business (B2B) na gestão de cadeias de suprimentos, identificando os principais processos desenvolvidos por meio de tais ferramentas nas operações de grandes corporações brasileiras, destacando suas vantagens e desvantagens. Para tanto, pesquisaram-se temas como e-commerce, gerenciamento de cadeias de suprimentos e redes de negócios. Com base no referencial teórico levantado, realizou-se uma pesquisa de campo tipo survey baseada em questionários com formulários disponibilizados pela Internet. Dez empresas importantes da região metropolitana de São Paulo, que utilizam aplicações de B2B, participaram da pesquisa, e dentre os vários resultados obtidos, constatou-se que o e-commerce B2B está consolidado como um importante suporte à gestão de cadeias de suprimentos ou redes de empresas, aperfeiçoando os relacionamentos, a troca de informações e as operações entre as empresas envolvidas, aumentando o potencial de competitividade.Palavras-chave: E-commerce B2B. Gestão de Cadeias de Suprimentos. Redes de Empresas.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/tiffimage/tiffhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/122610.15675/gepros.v10i2.1226Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 2 (2015); 1571984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1226/650https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1226/1516https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1226/1517Nunes, Rodolfo Modrigais StraussMollo Neto, Marioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-02T18:24:04Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1226Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2015-06-02T18:24:04GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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