Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205 |
Resumo: | A gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços. |
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Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientesA gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/120510.15675/gepros.v10i1.1205Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 1 (2015); 491984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/631https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1501https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1530https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1531https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1532de Melo Filho, Leonel Del ReyCoelho, Mariana FreitasGonçalves, Carlos AlbertoGosling, Marlusainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-05T18:47:00Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1205Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2015-03-05T18:47GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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