Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo Filho, Leonel Del Rey
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Coelho, Mariana Freitas, Gonçalves, Carlos Alberto, Gosling, Marlusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205
Resumo: A gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços.
id UNESP-2_2a58411f0ef5da91e33d126b8c57a042
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1205
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientesA gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/120510.15675/gepros.v10i1.1205Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 1 (2015); 491984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/631https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1501https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1530https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1531https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1532de Melo Filho, Leonel Del ReyCoelho, Mariana FreitasGonçalves, Carlos AlbertoGosling, Marlusainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-05T18:47:00Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1205Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2015-03-05T18:47GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
title Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
spellingShingle Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
de Melo Filho, Leonel Del Rey
title_short Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
title_full Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
title_fullStr Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
title_full_unstemmed Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
title_sort Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes
author de Melo Filho, Leonel Del Rey
author_facet de Melo Filho, Leonel Del Rey
Coelho, Mariana Freitas
Gonçalves, Carlos Alberto
Gosling, Marlusa
author_role author
author2 Coelho, Mariana Freitas
Gonçalves, Carlos Alberto
Gosling, Marlusa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo Filho, Leonel Del Rey
Coelho, Mariana Freitas
Gonçalves, Carlos Alberto
Gosling, Marlusa
description A gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205
10.15675/gepros.v10i1.1205
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v10i1.1205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/631
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1501
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1530
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1531
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1205/1532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 1 (2015); 49
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696710303744