Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasolini, Mônica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tomasi, Gilberto, Vidor, Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2087
Resumo: O presente trabalho abordou a proposta de implementação do cálculo de confiabilidade para determinar a garantia de um componente mecânico, utilizado na lavadora de garrafas. Para tanto foram utilizados os conceitos de confiabilidade, taxa de falhas, distribuição de Weibull e testes acelerados. Foram realizadas cinco etapas para o desenvolvimento do estudo. Na primeira etapa foram analisados os materiais e os processos de fabricação dos componentes do correntão, para verificar quais variáveis poderiam levar o produto a ter falhas. A segunda fase foi da realização do teste de tração em um laboratório de ensaios mecânicos, certificado pela norma NBR ISO 17025, a fim de verificar o comportamento dos materiais. A terceira etapa foi a definição da variável e o método para simulação da confiabilidade no software Minitab 17. A quarta e quinta etapa foi a análise dos dados obtidos na simulação e no teste acelerado de fadiga. Ao final das análises dos resultados observou-se que o componente mecânico está superdimensionado em relação ao tempo de garantia oferecido pela empresa, isso evidencia a qualidade e a confiabilidade dos processos de fabricação e também permitiu a introdução de uma nova ferramenta para determinação da garantia dos produtos, que atualmente é pouco utilizada nas empresas. Como trabalhos futuros sugere-se que a empresa realize o cálculo de confiabilidade dos componetes estratégicos dos produtos que fornece, fazendo dessa forma a melhoria contínua de seus produtos.
id UNESP-2_2eb3332b16a784b81089ae31c5cb0956
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2087
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produtoO presente trabalho abordou a proposta de implementação do cálculo de confiabilidade para determinar a garantia de um componente mecânico, utilizado na lavadora de garrafas. Para tanto foram utilizados os conceitos de confiabilidade, taxa de falhas, distribuição de Weibull e testes acelerados. Foram realizadas cinco etapas para o desenvolvimento do estudo. Na primeira etapa foram analisados os materiais e os processos de fabricação dos componentes do correntão, para verificar quais variáveis poderiam levar o produto a ter falhas. A segunda fase foi da realização do teste de tração em um laboratório de ensaios mecânicos, certificado pela norma NBR ISO 17025, a fim de verificar o comportamento dos materiais. A terceira etapa foi a definição da variável e o método para simulação da confiabilidade no software Minitab 17. A quarta e quinta etapa foi a análise dos dados obtidos na simulação e no teste acelerado de fadiga. Ao final das análises dos resultados observou-se que o componente mecânico está superdimensionado em relação ao tempo de garantia oferecido pela empresa, isso evidencia a qualidade e a confiabilidade dos processos de fabricação e também permitiu a introdução de uma nova ferramenta para determinação da garantia dos produtos, que atualmente é pouco utilizada nas empresas. Como trabalhos futuros sugere-se que a empresa realize o cálculo de confiabilidade dos componetes estratégicos dos produtos que fornece, fazendo dessa forma a melhoria contínua de seus produtos.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/208710.15675/gepros.v14i1.2087Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 1 (2019); 1561984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2087/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2087/1766Copyright (c) 2019 Revista GEPROSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasolini, MônicaTomasi, GilbertoVidor, Gabriel2019-03-01T11:56:48Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2087Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2019-03-01T11:56:48GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
title Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
spellingShingle Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
Pasolini, Mônica
title_short Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
title_full Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
title_fullStr Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
title_full_unstemmed Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
title_sort Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
author Pasolini, Mônica
author_facet Pasolini, Mônica
Tomasi, Gilberto
Vidor, Gabriel
author_role author
author2 Tomasi, Gilberto
Vidor, Gabriel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasolini, Mônica
Tomasi, Gilberto
Vidor, Gabriel
description O presente trabalho abordou a proposta de implementação do cálculo de confiabilidade para determinar a garantia de um componente mecânico, utilizado na lavadora de garrafas. Para tanto foram utilizados os conceitos de confiabilidade, taxa de falhas, distribuição de Weibull e testes acelerados. Foram realizadas cinco etapas para o desenvolvimento do estudo. Na primeira etapa foram analisados os materiais e os processos de fabricação dos componentes do correntão, para verificar quais variáveis poderiam levar o produto a ter falhas. A segunda fase foi da realização do teste de tração em um laboratório de ensaios mecânicos, certificado pela norma NBR ISO 17025, a fim de verificar o comportamento dos materiais. A terceira etapa foi a definição da variável e o método para simulação da confiabilidade no software Minitab 17. A quarta e quinta etapa foi a análise dos dados obtidos na simulação e no teste acelerado de fadiga. Ao final das análises dos resultados observou-se que o componente mecânico está superdimensionado em relação ao tempo de garantia oferecido pela empresa, isso evidencia a qualidade e a confiabilidade dos processos de fabricação e também permitiu a introdução de uma nova ferramenta para determinação da garantia dos produtos, que atualmente é pouco utilizada nas empresas. Como trabalhos futuros sugere-se que a empresa realize o cálculo de confiabilidade dos componetes estratégicos dos produtos que fornece, fazendo dessa forma a melhoria contínua de seus produtos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2087
10.15675/gepros.v14i1.2087
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2087
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v14i1.2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2087/pdf
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2087/1766
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista GEPROS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista GEPROS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 1 (2019); 156
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215697569087488