Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575 |
Resumo: | A responsabilidade social empresarial deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de estratégia e sobrevivência para as empresas. As organizações têm de lidar com a destinação de parte do patrimônio, para sanar danos causados ao meio ambiente e à comunidade, além de serem incentivadas pelo poder público e pelos seus stakeholders, a focalizar seus impactos ambientais e sociais, reduzir custos associados e elaborar relatórios para melhor atender aos requisitos da sustentabilidade socioambiental. A logística geralmente se adapta a este cenário, cuidando das emissões dos transportes e do retorno das embalagens. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dos indicadores sociais (internos e externos) e ambientais de uma empresa de serviços de logística. Como estudo de caso, foi escolhida a empresa América Latina Logística – ALL, pois esta apresenta anualmente seu Balanço Social, contendo estes indicadores. Como metodologia, foram coletados dados referentes aos indicadores sociais e ambientais desta empresa, feito uma análise deles e calculados coeficientes de correlação entre os indicadores e as Receitas Líquidas. Os resultados mostram, em termos percentuais, um significativo aumento nos indicadores sociais externos, um leve aumento nos indicadores ambientais e uma diminuição dos indicadores sociais internos; em termos gerais, existe aumento em todos. Conclui-se, portanto, que a empresa vem contribuindo com o desenvolvimento sustentável, ao alimentar seus três aspectos principais. Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Logística; Balanço Social; ALL. |
id |
UNESP-2_315f9a4575eea5980147877821700caa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/575 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008A responsabilidade social empresarial deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de estratégia e sobrevivência para as empresas. As organizações têm de lidar com a destinação de parte do patrimônio, para sanar danos causados ao meio ambiente e à comunidade, além de serem incentivadas pelo poder público e pelos seus stakeholders, a focalizar seus impactos ambientais e sociais, reduzir custos associados e elaborar relatórios para melhor atender aos requisitos da sustentabilidade socioambiental. A logística geralmente se adapta a este cenário, cuidando das emissões dos transportes e do retorno das embalagens. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dos indicadores sociais (internos e externos) e ambientais de uma empresa de serviços de logística. Como estudo de caso, foi escolhida a empresa América Latina Logística – ALL, pois esta apresenta anualmente seu Balanço Social, contendo estes indicadores. Como metodologia, foram coletados dados referentes aos indicadores sociais e ambientais desta empresa, feito uma análise deles e calculados coeficientes de correlação entre os indicadores e as Receitas Líquidas. Os resultados mostram, em termos percentuais, um significativo aumento nos indicadores sociais externos, um leve aumento nos indicadores ambientais e uma diminuição dos indicadores sociais internos; em termos gerais, existe aumento em todos. Conclui-se, portanto, que a empresa vem contribuindo com o desenvolvimento sustentável, ao alimentar seus três aspectos principais. Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Logística; Balanço Social; ALL.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pjpegimage/pjpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/57510.15675/gepros.v0i3.575Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2011); 411984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575/356https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575/1206https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575/1207Castro, Juscelino Emanoel Gomes deSilva Filho, José Carlos Lázaro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-12T19:41:52Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/575Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-12T19:41:52GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 |
title |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 |
spellingShingle |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 Castro, Juscelino Emanoel Gomes de |
title_short |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 |
title_full |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 |
title_fullStr |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 |
title_full_unstemmed |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 |
title_sort |
Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008 |
author |
Castro, Juscelino Emanoel Gomes de |
author_facet |
Castro, Juscelino Emanoel Gomes de Silva Filho, José Carlos Lázaro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva Filho, José Carlos Lázaro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Juscelino Emanoel Gomes de Silva Filho, José Carlos Lázaro da |
description |
A responsabilidade social empresarial deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de estratégia e sobrevivência para as empresas. As organizações têm de lidar com a destinação de parte do patrimônio, para sanar danos causados ao meio ambiente e à comunidade, além de serem incentivadas pelo poder público e pelos seus stakeholders, a focalizar seus impactos ambientais e sociais, reduzir custos associados e elaborar relatórios para melhor atender aos requisitos da sustentabilidade socioambiental. A logística geralmente se adapta a este cenário, cuidando das emissões dos transportes e do retorno das embalagens. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dos indicadores sociais (internos e externos) e ambientais de uma empresa de serviços de logística. Como estudo de caso, foi escolhida a empresa América Latina Logística – ALL, pois esta apresenta anualmente seu Balanço Social, contendo estes indicadores. Como metodologia, foram coletados dados referentes aos indicadores sociais e ambientais desta empresa, feito uma análise deles e calculados coeficientes de correlação entre os indicadores e as Receitas Líquidas. Os resultados mostram, em termos percentuais, um significativo aumento nos indicadores sociais externos, um leve aumento nos indicadores ambientais e uma diminuição dos indicadores sociais internos; em termos gerais, existe aumento em todos. Conclui-se, portanto, que a empresa vem contribuindo com o desenvolvimento sustentável, ao alimentar seus três aspectos principais. Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Logística; Balanço Social; ALL. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575 10.15675/gepros.v0i3.575 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v0i3.575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575/356 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575/1206 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/575/1207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/pjpeg image/pjpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2011); 41 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215695795945472 |