Gestão de serviços em salões de beleza: do diagnóstico à melhoria de qualidade
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1047 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar a qualidade de serviços de uma rede de salões de beleza da grande Florianópolis. Para tal, utilizou-se do instrumento de diagnóstico de processo produtivo e geração de recomendações do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos (NIEPC)/UFSC. Na forma de um estudo de caso, a pesquisa é de caráter descritivo com abordagem predominantemente qualitativa. Os principais resultados indicaram que: (i) apesar de se considerar flexível para demandas e atendimentos, a rede coloca como desafio constante o embate entre a qualidade e o tempo de ciclo de serviço, já que é uma demanda que depende da necessidade dos clientes; (ii) há consciência por parte da gestão a respeito da complexidade do segmento de serviço e de suas caraterísticas, contudo, há dificuldades de conscientização junto aos profissionais autônomos; (iii) apesar da utilização de sistemas de informações para geração de relatórios, a utilização destas informações é comprometida muitas vezes pela falta de tempo ou de profissionais habilitados para tal tarefa.Palavras-chave: Qualidade. Gestão de Serviços. Salões de Beleza. |
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Gestão de serviços em salões de beleza: do diagnóstico à melhoria de qualidadeO presente artigo objetiva analisar a qualidade de serviços de uma rede de salões de beleza da grande Florianópolis. Para tal, utilizou-se do instrumento de diagnóstico de processo produtivo e geração de recomendações do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos (NIEPC)/UFSC. Na forma de um estudo de caso, a pesquisa é de caráter descritivo com abordagem predominantemente qualitativa. Os principais resultados indicaram que: (i) apesar de se considerar flexível para demandas e atendimentos, a rede coloca como desafio constante o embate entre a qualidade e o tempo de ciclo de serviço, já que é uma demanda que depende da necessidade dos clientes; (ii) há consciência por parte da gestão a respeito da complexidade do segmento de serviço e de suas caraterísticas, contudo, há dificuldades de conscientização junto aos profissionais autônomos; (iii) apesar da utilização de sistemas de informações para geração de relatórios, a utilização destas informações é comprometida muitas vezes pela falta de tempo ou de profissionais habilitados para tal tarefa.Palavras-chave: Qualidade. Gestão de Serviços. Salões de Beleza.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/104710.15675/gepros.v9i3.1047Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2014); 791984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1047/590https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1047/1406https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1047/1407Martins, CristinaVenâncio, Daniella MacedoFiates, Gabriela Gonçalves SilveiraRoman, Darlan JoséErdmann, Rolf Hermanninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:47:08Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1047Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:47:08GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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