Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1715 |
Resumo: | Investigam-se neste estudo as implicações da inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade (PCA) na primeira fase do método GRASP aplicado a um problema de coloração de grafos, mais especificamente na programação de horários do tipo professor-turma de uma escola pública. O algoritmo (com a inclusão de PCA) foi baseado em variáveis críticas identificadas por meio de grupo focal e cujos pesos podem ser ajustados pelo usuário, a fim de suprir as necessidades específicas da instituição de ensino. Os resultados do experimento computacional, com dados de 11 anos (66 observações) de uma mesma escola, indicam que a inclusão dos PCA tende a diminuir de forma estatisticamente significante as distâncias entre soluções iniciais e mínimos locais. A aceitação e utilização das soluções encontradas levam a concluir que o GRASP modificado, tal como construído, contribui para a elaboração da agenda dos professores na instituição de ensino investigada. |
id |
UNESP-2_5d5988b9847e5036d649d0c53ce07050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1715 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolasInvestigam-se neste estudo as implicações da inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade (PCA) na primeira fase do método GRASP aplicado a um problema de coloração de grafos, mais especificamente na programação de horários do tipo professor-turma de uma escola pública. O algoritmo (com a inclusão de PCA) foi baseado em variáveis críticas identificadas por meio de grupo focal e cujos pesos podem ser ajustados pelo usuário, a fim de suprir as necessidades específicas da instituição de ensino. Os resultados do experimento computacional, com dados de 11 anos (66 observações) de uma mesma escola, indicam que a inclusão dos PCA tende a diminuir de forma estatisticamente significante as distâncias entre soluções iniciais e mínimos locais. A aceitação e utilização das soluções encontradas levam a concluir que o GRASP modificado, tal como construído, contribui para a elaboração da agenda dos professores na instituição de ensino investigada.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/171510.15675/gepros.v12i3.1715Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 3 (2017); 2651984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1715/795https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1715/1663Pereira, Renato SantosLacruz, Adonai Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-01T09:44:54Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1715Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2017-09-01T09:44:54GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas |
title |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas |
spellingShingle |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas Pereira, Renato Santos |
title_short |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas |
title_full |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas |
title_fullStr |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas |
title_full_unstemmed |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas |
title_sort |
Inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade no método GRASP aplicado a um problema de programação de horários em escolas |
author |
Pereira, Renato Santos |
author_facet |
Pereira, Renato Santos Lacruz, Adonai José |
author_role |
author |
author2 |
Lacruz, Adonai José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Renato Santos Lacruz, Adonai José |
description |
Investigam-se neste estudo as implicações da inserção de parâmetros controladores da aleatoriedade (PCA) na primeira fase do método GRASP aplicado a um problema de coloração de grafos, mais especificamente na programação de horários do tipo professor-turma de uma escola pública. O algoritmo (com a inclusão de PCA) foi baseado em variáveis críticas identificadas por meio de grupo focal e cujos pesos podem ser ajustados pelo usuário, a fim de suprir as necessidades específicas da instituição de ensino. Os resultados do experimento computacional, com dados de 11 anos (66 observações) de uma mesma escola, indicam que a inclusão dos PCA tende a diminuir de forma estatisticamente significante as distâncias entre soluções iniciais e mínimos locais. A aceitação e utilização das soluções encontradas levam a concluir que o GRASP modificado, tal como construído, contribui para a elaboração da agenda dos professores na instituição de ensino investigada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1715 10.15675/gepros.v12i3.1715 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1715 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v12i3.1715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1715/795 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1715/1663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 3 (2017); 265 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215697160142848 |