Eficiência financeira dos aeroportos brasileiros: uma análise envoltória de dados
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1275 |
Resumo: | A eficiência adquiriu maior relevância entre as organizações no cenário de mercados abertos, que teve início no Brasil, por volta dos anos 90. O objetivo deste artigo é analisar, por envoltória de dados, a eficiência dos aeroportos brasileiros, utilizando as bases de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), dos períodos de 2009, 2010 e 2011. A técnica foi aplicada para os 16 aeroportos internacionais brasileiros, considerando variáveis financeiras. Os resultados apontaram que o porte de um aeroporto não foi determinante para atribuir a eficiência a cada um deles, embora seja critério relevante para impulsionar melhorias no desempenho dos mesmos. Convém salientar, também, que a utilização dos recursos (inputs) para o alcance do produto (output) foi o critério mais relevante na busca do bom desempenho e da eficiência aeroportuária no estudo aqui apresentado. |
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Eficiência financeira dos aeroportos brasileiros: uma análise envoltória de dadosA eficiência adquiriu maior relevância entre as organizações no cenário de mercados abertos, que teve início no Brasil, por volta dos anos 90. O objetivo deste artigo é analisar, por envoltória de dados, a eficiência dos aeroportos brasileiros, utilizando as bases de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), dos períodos de 2009, 2010 e 2011. A técnica foi aplicada para os 16 aeroportos internacionais brasileiros, considerando variáveis financeiras. Os resultados apontaram que o porte de um aeroporto não foi determinante para atribuir a eficiência a cada um deles, embora seja critério relevante para impulsionar melhorias no desempenho dos mesmos. Convém salientar, também, que a utilização dos recursos (inputs) para o alcance do produto (output) foi o critério mais relevante na busca do bom desempenho e da eficiência aeroportuária no estudo aqui apresentado.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2015-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/127510.15675/gepros.v10i3.1275Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 3 (2015); 831984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1275/673https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1275/1533Périco, Ana ElisaBrandão Santana, NajaCapelato, Érikainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-08T18:47:15Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1275Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2015-09-08T18:47:15GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A eficiência adquiriu maior relevância entre as organizações no cenário de mercados abertos, que teve início no Brasil, por volta dos anos 90. O objetivo deste artigo é analisar, por envoltória de dados, a eficiência dos aeroportos brasileiros, utilizando as bases de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), dos períodos de 2009, 2010 e 2011. A técnica foi aplicada para os 16 aeroportos internacionais brasileiros, considerando variáveis financeiras. Os resultados apontaram que o porte de um aeroporto não foi determinante para atribuir a eficiência a cada um deles, embora seja critério relevante para impulsionar melhorias no desempenho dos mesmos. Convém salientar, também, que a utilização dos recursos (inputs) para o alcance do produto (output) foi o critério mais relevante na busca do bom desempenho e da eficiência aeroportuária no estudo aqui apresentado. |
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