A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breitenbach, Renato
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bencke, Fernando Fantoni, Breitenbach, Ilciane Maria Sganzerla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1210
Resumo: O presente artigo aborda um estudo de caso sobre a prática do marketing de relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos de um arranjo produtivo local de hortifruticultura na cidade de Veranópolis-RS. Objetiva analisar as relações de compromisso e confiança como base de fortalecimento das relações entre os atacadistas, distribuidores e varejistas, de acordo com as práticas do marketing de relacionamento. Como método de pesquisa, utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os principais executivos das empresas estudadas, observação não participante e análise documental. A técnica de análise utilizada foi análise de conteúdo. Pelos resultados é possível concluir que a presença das variáveis confiança e compromisso nas relações pesquisadas é resultado de investimentos relevantes e significativos de longo prazo, envolvendo planejamento conjunto. No ambiente estudado, por vezes, as relações de confiança e comprometimento estão presentes, além do oportunismo percebido em algumas relações.Palavras-chave: Compromisso. Confiança. Marketing de Relacionamentos. Arranjos Produtivos. Cadeia de Suprimentos.
id UNESP-2_6afa10a0d4320a8110455e7c7eacb386
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1210
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RSO presente artigo aborda um estudo de caso sobre a prática do marketing de relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos de um arranjo produtivo local de hortifruticultura na cidade de Veranópolis-RS. Objetiva analisar as relações de compromisso e confiança como base de fortalecimento das relações entre os atacadistas, distribuidores e varejistas, de acordo com as práticas do marketing de relacionamento. Como método de pesquisa, utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os principais executivos das empresas estudadas, observação não participante e análise documental. A técnica de análise utilizada foi análise de conteúdo. Pelos resultados é possível concluir que a presença das variáveis confiança e compromisso nas relações pesquisadas é resultado de investimentos relevantes e significativos de longo prazo, envolvendo planejamento conjunto. No ambiente estudado, por vezes, as relações de confiança e comprometimento estão presentes, além do oportunismo percebido em algumas relações.Palavras-chave: Compromisso. Confiança. Marketing de Relacionamentos. Arranjos Produtivos. Cadeia de Suprimentos.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/121010.15675/gepros.v10i2.1210Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 2 (2015); 651984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1210/644https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1210/1509Breitenbach, RenatoBencke, Fernando FantoniBreitenbach, Ilciane Maria Sganzerlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-02T18:24:03Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1210Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2015-06-02T18:24:03GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
title A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
spellingShingle A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
Breitenbach, Renato
title_short A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
title_full A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
title_fullStr A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
title_full_unstemmed A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
title_sort A influência do compromisso e da confiança para a efetividade de um arranjo produtivo local: um estudo do arranjo produtivo local de hortifrutigranjeiros de Veranópolis-RS
author Breitenbach, Renato
author_facet Breitenbach, Renato
Bencke, Fernando Fantoni
Breitenbach, Ilciane Maria Sganzerla
author_role author
author2 Bencke, Fernando Fantoni
Breitenbach, Ilciane Maria Sganzerla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breitenbach, Renato
Bencke, Fernando Fantoni
Breitenbach, Ilciane Maria Sganzerla
description O presente artigo aborda um estudo de caso sobre a prática do marketing de relacionamento entre os membros da cadeia de suprimentos de um arranjo produtivo local de hortifruticultura na cidade de Veranópolis-RS. Objetiva analisar as relações de compromisso e confiança como base de fortalecimento das relações entre os atacadistas, distribuidores e varejistas, de acordo com as práticas do marketing de relacionamento. Como método de pesquisa, utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os principais executivos das empresas estudadas, observação não participante e análise documental. A técnica de análise utilizada foi análise de conteúdo. Pelos resultados é possível concluir que a presença das variáveis confiança e compromisso nas relações pesquisadas é resultado de investimentos relevantes e significativos de longo prazo, envolvendo planejamento conjunto. No ambiente estudado, por vezes, as relações de confiança e comprometimento estão presentes, além do oportunismo percebido em algumas relações.Palavras-chave: Compromisso. Confiança. Marketing de Relacionamentos. Arranjos Produtivos. Cadeia de Suprimentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1210
10.15675/gepros.v10i2.1210
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1210
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v10i2.1210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1210/644
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1210/1509
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 2 (2015); 65
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696714498048