Escaneamento de contêineres para reduzir o tempo de desembaraço aduaneiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Yuri da Cunha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Olivi, Antonio Carlos Kastner, de Assis, Rodrigo Furlan, de Santa-Eulalia, Luis Antonio, Morini, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1283
Resumo: Uma maneira de aumentar a eficiência do desembaraço aduaneiro e garantir a segurança da cadeia de suprimentos internacionais é a utilização de equipamentos de inspeção não invasiva, como os escâneres. A utilização destes equipamentos é incipiente no país. Contudo, a tendência é a instalação de mais escâneres nos terminais portuários brasileiros. Considerando a possibilidade da aduana brasileira solicitar o escaneamento de 100% das cargas, este estudo propõe estimar os impactos operacionais dessa exigência num terminal portuário brasileiro. Esta é a originalidade desse estudo. Para tanto, faz-se uso de métodos de simulação aplicados em um estudo de caso. Os resultados apresentados demonstram que, no cenário atual, o escâner não é um gargalo operacional. Contudo, com a expansão projetada do terminal, a capacidade do escâner será ultrapassada. Com isso, regras de sequenciamento de máquina única foram aplicadas de modo a otimizar o desempenho deste equipamento. Tais heurísticas de priorização apresentaram bom desempenho, indicando que os escâneres podem trazer benefícios no tratamento de cargas prioritárias e, eventualmente, aumentar o desempenho de terminais portuários em todo o país.
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