Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: de Souza Domingues, Maria José Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129
Resumo: A habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores. Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego” – no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina. Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem.
id UNESP-2_91dd6660458fce44b597dafa51631669
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/129
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmosA habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores. Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego” – no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina. Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem. The skills comprised in building algorithms and data structure are essential in computer programming. Nevertheless, the students present difficulties in understanding and coping with these abstract concepts. The body use in learning – especially with games and toys – enhances the learning process, thus increasing the understanding of abstract concepts by the students. The use of building toys such as “Lego” in the teaching of Algorithms and Data Structures allowed for a better assimilation of fundamental programming concepts by the students, thus increasing their interest and involvement in the discipline. Keywords: Teaching of algorithms; Innovative teaching practices; Learning styles.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/12910.15675/gepros.v0i1.129Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 231984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129/91Correia, Carlos Henrique de Souza Domingues, Maria José Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:18:25Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/129Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:18:25GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
title Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
spellingShingle Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
Correia, Carlos Henrique
title_short Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
title_full Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
title_fullStr Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
title_full_unstemmed Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
title_sort Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
author Correia, Carlos Henrique
author_facet Correia, Carlos Henrique
de Souza Domingues, Maria José Carvalho
author_role author
author2 de Souza Domingues, Maria José Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carlos Henrique
de Souza Domingues, Maria José Carvalho
description A habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores. Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego” – no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina. Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129
10.15675/gepros.v0i1.129
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i1.129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129/91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 23
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215694960230400