Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129 |
Resumo: | A habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores. Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego” – no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina. Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem. |
id |
UNESP-2_91dd6660458fce44b597dafa51631669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/129 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmosA habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores. Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego” – no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina. Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem. The skills comprised in building algorithms and data structure are essential in computer programming. Nevertheless, the students present difficulties in understanding and coping with these abstract concepts. The body use in learning – especially with games and toys – enhances the learning process, thus increasing the understanding of abstract concepts by the students. The use of building toys such as “Lego” in the teaching of Algorithms and Data Structures allowed for a better assimilation of fundamental programming concepts by the students, thus increasing their interest and involvement in the discipline. Keywords: Teaching of algorithms; Innovative teaching practices; Learning styles.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/12910.15675/gepros.v0i1.129Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 231984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129/91Correia, Carlos Henrique de Souza Domingues, Maria José Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:18:25Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/129Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:18:25GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos |
title |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos |
spellingShingle |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos Correia, Carlos Henrique |
title_short |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos |
title_full |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos |
title_fullStr |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos |
title_full_unstemmed |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos |
title_sort |
Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos |
author |
Correia, Carlos Henrique |
author_facet |
Correia, Carlos Henrique de Souza Domingues, Maria José Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Domingues, Maria José Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Carlos Henrique de Souza Domingues, Maria José Carvalho |
description |
A habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores. Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego” – no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina. Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129 10.15675/gepros.v0i1.129 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v0i1.129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/129/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 23 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1824500436322746368 |