Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilodres, Nuria de Camargo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Natalia Rios, Bezerra, Ana Yumi Wakano, Miraglia, Simone Georges El Khouri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/284
Resumo: Uma das grandes causas do desequilíbrio na natureza, atualmente, é a poluição atmosférica, que afeta cada vez mais o ser humano. A poluição do ar pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades desse ar, afetando, ou podendo afetar, a “saúde” das espécies animais ou vegetais, que dependem ou tenham contato com essa atmosfera; ou mesmo, que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela. Assim, são abordados temas relevantes e relacionados ao respectivo objeto de estudo, como as fontes de poluição do ar, fixas (indústrias) e móveis (veículos); os efeitos nocivos que a poluição atmosférica acarreta na saúde pública e no meio ambiente; a legislação existente referente à poluição atmosférica e o estudo de caso específico, realizado no Parque do Ibirapuera. Resultados mostram que a inadequada qualidade do ar, em São Paulo, tem gerado diversos efeitos adversos na população, afetando, igualmente, a região do Parque do Ibirapuera, cujo sistema de informação não provê dados orientativos aos seus frequentadores, de forma a evitar os riscos a que estão sujeitos. Medidas de gerenciamento da qualidade do ar tornam-se fundamentais para o controle efetivo da poluição atmosférica. Palavras-chave: Poluição atmosférica; Sistema de Informação; Parque do Ibirapuera.
id UNESP-2_9ea375af01086feea30ab5a3f886771f
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/284
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.Uma das grandes causas do desequilíbrio na natureza, atualmente, é a poluição atmosférica, que afeta cada vez mais o ser humano. A poluição do ar pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades desse ar, afetando, ou podendo afetar, a “saúde” das espécies animais ou vegetais, que dependem ou tenham contato com essa atmosfera; ou mesmo, que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela. Assim, são abordados temas relevantes e relacionados ao respectivo objeto de estudo, como as fontes de poluição do ar, fixas (indústrias) e móveis (veículos); os efeitos nocivos que a poluição atmosférica acarreta na saúde pública e no meio ambiente; a legislação existente referente à poluição atmosférica e o estudo de caso específico, realizado no Parque do Ibirapuera. Resultados mostram que a inadequada qualidade do ar, em São Paulo, tem gerado diversos efeitos adversos na população, afetando, igualmente, a região do Parque do Ibirapuera, cujo sistema de informação não provê dados orientativos aos seus frequentadores, de forma a evitar os riscos a que estão sujeitos. Medidas de gerenciamento da qualidade do ar tornam-se fundamentais para o controle efetivo da poluição atmosférica. Palavras-chave: Poluição atmosférica; Sistema de Informação; Parque do Ibirapuera.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/28410.15675/gepros.v0i2.284Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 871984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/284/383https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/284/1114Vilodres, Nuria de CamargoCosta, Natalia RiosBezerra, Ana Yumi WakanoMiraglia, Simone Georges El Khouriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-12T00:24:48Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/284Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-12T00:24:48GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
title Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
spellingShingle Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
Vilodres, Nuria de Camargo
title_short Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
title_full Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
title_fullStr Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
title_full_unstemmed Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
title_sort Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.
author Vilodres, Nuria de Camargo
author_facet Vilodres, Nuria de Camargo
Costa, Natalia Rios
Bezerra, Ana Yumi Wakano
Miraglia, Simone Georges El Khouri
author_role author
author2 Costa, Natalia Rios
Bezerra, Ana Yumi Wakano
Miraglia, Simone Georges El Khouri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilodres, Nuria de Camargo
Costa, Natalia Rios
Bezerra, Ana Yumi Wakano
Miraglia, Simone Georges El Khouri
description Uma das grandes causas do desequilíbrio na natureza, atualmente, é a poluição atmosférica, que afeta cada vez mais o ser humano. A poluição do ar pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades desse ar, afetando, ou podendo afetar, a “saúde” das espécies animais ou vegetais, que dependem ou tenham contato com essa atmosfera; ou mesmo, que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela. Assim, são abordados temas relevantes e relacionados ao respectivo objeto de estudo, como as fontes de poluição do ar, fixas (indústrias) e móveis (veículos); os efeitos nocivos que a poluição atmosférica acarreta na saúde pública e no meio ambiente; a legislação existente referente à poluição atmosférica e o estudo de caso específico, realizado no Parque do Ibirapuera. Resultados mostram que a inadequada qualidade do ar, em São Paulo, tem gerado diversos efeitos adversos na população, afetando, igualmente, a região do Parque do Ibirapuera, cujo sistema de informação não provê dados orientativos aos seus frequentadores, de forma a evitar os riscos a que estão sujeitos. Medidas de gerenciamento da qualidade do ar tornam-se fundamentais para o controle efetivo da poluição atmosférica. Palavras-chave: Poluição atmosférica; Sistema de Informação; Parque do Ibirapuera.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/284
10.15675/gepros.v0i2.284
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/284
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i2.284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/284/383
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/284/1114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 87
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1788170892024479744