Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Jéssica Mariella
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vargas, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1969
Resumo: Visando reduzir custos e melhorar o desempenho, as organizações passaram a adotar o modelo de CSC - Centro de Serviços Compartilhados. O CSC centraliza os processos de apoio da organização para que sejam geridos por um único departamento. Este artigo objetiva analisar os impactos da implementação de um CSC de compras tanto na estratégia de compras como na produção de uma organização de uma indústria do setor automotivo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma corporação do ramo automotivo com presença global. A pesquisa realizada enquadra-se como qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. Os instrumentos principais para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com os gerentes de compras produtivos e não produtivos e observação direta de um CSC localizado no Rio Grande do Sul, Brasil. Como resultados observou-se maior disponibilidade de materiais para a produção, com qualidade e garantia. Obteve-se economia de escala na aquisição e racionalizaram-se custos, provendo ao mercado produtos a um preço mais competitivo.
id UNESP-2_a03d74484ab41e446ff20ff22caad167
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1969
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotivaVisando reduzir custos e melhorar o desempenho, as organizações passaram a adotar o modelo de CSC - Centro de Serviços Compartilhados. O CSC centraliza os processos de apoio da organização para que sejam geridos por um único departamento. Este artigo objetiva analisar os impactos da implementação de um CSC de compras tanto na estratégia de compras como na produção de uma organização de uma indústria do setor automotivo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma corporação do ramo automotivo com presença global. A pesquisa realizada enquadra-se como qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. Os instrumentos principais para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com os gerentes de compras produtivos e não produtivos e observação direta de um CSC localizado no Rio Grande do Sul, Brasil. Como resultados observou-se maior disponibilidade de materiais para a produção, com qualidade e garantia. Obteve-se economia de escala na aquisição e racionalizaram-se custos, provendo ao mercado produtos a um preço mais competitivo.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2018-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/196910.15675/gepros.v13i4.1969Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 4 (2018); 241984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1969/864https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1969/1728Copyright (c) 2018 Revista GEPROSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBauer, Jéssica MariellaVargas, Andrea2018-11-01T13:41:32Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1969Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2018-11-01T13:41:32GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
title Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
spellingShingle Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
Bauer, Jéssica Mariella
title_short Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
title_full Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
title_fullStr Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
title_full_unstemmed Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
title_sort Impactos da implementação de um centro de serviços compartilhados de compras: estudo de caso em uma empresa da indústria automotiva
author Bauer, Jéssica Mariella
author_facet Bauer, Jéssica Mariella
Vargas, Andrea
author_role author
author2 Vargas, Andrea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Jéssica Mariella
Vargas, Andrea
description Visando reduzir custos e melhorar o desempenho, as organizações passaram a adotar o modelo de CSC - Centro de Serviços Compartilhados. O CSC centraliza os processos de apoio da organização para que sejam geridos por um único departamento. Este artigo objetiva analisar os impactos da implementação de um CSC de compras tanto na estratégia de compras como na produção de uma organização de uma indústria do setor automotivo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma corporação do ramo automotivo com presença global. A pesquisa realizada enquadra-se como qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. Os instrumentos principais para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com os gerentes de compras produtivos e não produtivos e observação direta de um CSC localizado no Rio Grande do Sul, Brasil. Como resultados observou-se maior disponibilidade de materiais para a produção, com qualidade e garantia. Obteve-se economia de escala na aquisição e racionalizaram-se custos, provendo ao mercado produtos a um preço mais competitivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1969
10.15675/gepros.v13i4.1969
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1969
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v13i4.1969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1969/864
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1969/1728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista GEPROS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista GEPROS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 4 (2018); 24
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215697493590016