O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076 |
Resumo: | O relacionamento de uma multinacional com suas subsidiárias, segundo vários estudos, é um fator decisivo na geração de vantagens para essas organizações. Assim, este trabalho teve como objetivo central compreender a relação entre a empresa do setor de calçados, Clarks International, e sua subsidiária brasileira e, ainda, o papel desta na geração de vantagens competitivas para a multinacional estrangeira. Por meio de um estudo de caso, identificou-se a capacidade de geração de conhecimento da subsidiária, bem como o seu nível de autonomia em relação à matriz inglesa. Para a coleta de dados, foram conduzidas entrevistas em profundidade com gestores brasileiros e um executivo da multinacional estrangeira, bem como análise documental. A análise dos resultados indicou que a subsidiária brasileira da Clarks International gera vantagens competitivas específicas para a multinacional estrangeira pelo seu estreito relacionamento com fornecedores locais e pela expertise dos colaboradores brasileiros no desenvolvimento de calçados de alta qualidade, o que proporcionou um maior conhecimento do produto para a Clarks. Percebeu-se que o aumento de autonomia da subsidiária brasileira teve uma relação com o aumento das vantagens geradas para a multinacional. |
id |
UNESP-2_b29385fbb579d3a43a377eaf5c98b10e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1076 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks InternationalO relacionamento de uma multinacional com suas subsidiárias, segundo vários estudos, é um fator decisivo na geração de vantagens para essas organizações. Assim, este trabalho teve como objetivo central compreender a relação entre a empresa do setor de calçados, Clarks International, e sua subsidiária brasileira e, ainda, o papel desta na geração de vantagens competitivas para a multinacional estrangeira. Por meio de um estudo de caso, identificou-se a capacidade de geração de conhecimento da subsidiária, bem como o seu nível de autonomia em relação à matriz inglesa. Para a coleta de dados, foram conduzidas entrevistas em profundidade com gestores brasileiros e um executivo da multinacional estrangeira, bem como análise documental. A análise dos resultados indicou que a subsidiária brasileira da Clarks International gera vantagens competitivas específicas para a multinacional estrangeira pelo seu estreito relacionamento com fornecedores locais e pela expertise dos colaboradores brasileiros no desenvolvimento de calçados de alta qualidade, o que proporcionou um maior conhecimento do produto para a Clarks. Percebeu-se que o aumento de autonomia da subsidiária brasileira teve uma relação com o aumento das vantagens geradas para a multinacional.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/107610.15675/gepros.v34i2.1076Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2014); 651984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076/579https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076/1464https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076/1465Machado, Marcelo AndréBauer, Eduardo Andrioliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:42:15Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1076Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:42:15GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International |
title |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International |
spellingShingle |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International Machado, Marcelo André |
title_short |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International |
title_full |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International |
title_fullStr |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International |
title_full_unstemmed |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International |
title_sort |
O papel das subsidiárias em países emergentes na geração de vantagem competitiva para multinacionais estrangeiras: o caso da subsidiária brasileria da Clarks International |
author |
Machado, Marcelo André |
author_facet |
Machado, Marcelo André Bauer, Eduardo Andrioli |
author_role |
author |
author2 |
Bauer, Eduardo Andrioli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Marcelo André Bauer, Eduardo Andrioli |
description |
O relacionamento de uma multinacional com suas subsidiárias, segundo vários estudos, é um fator decisivo na geração de vantagens para essas organizações. Assim, este trabalho teve como objetivo central compreender a relação entre a empresa do setor de calçados, Clarks International, e sua subsidiária brasileira e, ainda, o papel desta na geração de vantagens competitivas para a multinacional estrangeira. Por meio de um estudo de caso, identificou-se a capacidade de geração de conhecimento da subsidiária, bem como o seu nível de autonomia em relação à matriz inglesa. Para a coleta de dados, foram conduzidas entrevistas em profundidade com gestores brasileiros e um executivo da multinacional estrangeira, bem como análise documental. A análise dos resultados indicou que a subsidiária brasileira da Clarks International gera vantagens competitivas específicas para a multinacional estrangeira pelo seu estreito relacionamento com fornecedores locais e pela expertise dos colaboradores brasileiros no desenvolvimento de calçados de alta qualidade, o que proporcionou um maior conhecimento do produto para a Clarks. Percebeu-se que o aumento de autonomia da subsidiária brasileira teve uma relação com o aumento das vantagens geradas para a multinacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076 10.15675/gepros.v34i2.1076 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v34i2.1076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076/579 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076/1464 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1076/1465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2014); 65 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215696380002304 |