Abordagem metodológica de investigação das redes inter-firmas sob a perspectiva de estratégia de operações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbo Junior, José Alcides
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Vasconcellos, Marcos Augusto de, Salgado, Manoel Henrique, Castro, Rosani de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/117
Resumo: A maioria dos estudos disponíveis sobre estratégia de operações tem sido feitos sob o paradigma de unidades de negócios (SKINNER, 1969; HAYES e WHEELWRIGHT, 1984; FINE e HAX, 1985; SAMSON, 1991; HILL, 2000). Recentemente, foi proposta outra abordagem ampliada e atualizada para o campo de estratégia de operações, mas ainda trabalhando sob o paradigma de unidades de negócios (SLACK e LEWIS, 2002) e unidades de negócio e redes intra-firmas (RUDBERG e OLHAGER, 2003; HAYES et al., 2004). No entanto, hoje em dia o “novo” paradigma de competição de redes inter-firmas determina a necessidade para que os estudos sejam feitos sob uma visão mais holística. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, para verificar-se a validez da teoria de estratégia de operações, que foi desenvolvida sob um paradigma de unidades de negócios, sob uma perspectiva de redes inter-firmas. Para isso, foi necessário fazer algumas adaptações nas abordagens metodológicas existentes de estratégia de operações, para lidar com as especificidades apresentado por redes inter-firmas. Sob este contexto, este artigo apresenta uma abordagem metodológica, para ampliar o escopo de duas áreas de decisão de estratégia de operações (integração vertical e instalações), mas considerando uma perspectiva de redes inter-firmas. Adicionalmente, o artigo apresenta um exemplo, envolvendo uma pesquisa exploratória e qualitativa, para ilustrar a utilidade da abordagem proposta numa rede inter-firmas. Os resultados preliminares obtidos pela pesquisa sugerem a validez do modelo estendido. Palavras-chave: Redes inter-firmas; estratégia de operações; projeto de rede.
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