Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salve, Guilherme Bizarro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos, Vanessa Ribeiro, Cazarini, Edson Walmir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925
Resumo: O presente artigo tem como objetivo estruturar o problema de decisão de seleção entre os tipos de arquitetura de ROA pela aplicação da teoria da utilidade multiatributo. A escolha de infraestrutura de TI mais adequada para o ROA é decisão complexa, pois envolve atributos conflitantes e deve atender todos os requisitos necessários. Em situações de incertezas, a Teoria de Utilidade Multiatributo (MAUT) auxilia o tomador de decisão na seleção da melhor alternativa de acordo com critérios estabelecidos pelo decisor. O estudo demonstrou que a opção de ROA distribuído e indexação distribuída (A4) é menos sensível a mudanças e possui maior utilidade. De acordo com a análise, A4 é a opção mais indicada para implantação de infraestrutura de TI para a organização de ensino em questão. O estudo contribui para que pesquisadores e gestores profissionais possam avaliar os tipos de arquitetura de ROA e replicar o modelo de decisão para encontrar resultados análogos.
id UNESP-2_c4331cd12f848d7aa155b960b4320af2
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/925
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)O presente artigo tem como objetivo estruturar o problema de decisão de seleção entre os tipos de arquitetura de ROA pela aplicação da teoria da utilidade multiatributo. A escolha de infraestrutura de TI mais adequada para o ROA é decisão complexa, pois envolve atributos conflitantes e deve atender todos os requisitos necessários. Em situações de incertezas, a Teoria de Utilidade Multiatributo (MAUT) auxilia o tomador de decisão na seleção da melhor alternativa de acordo com critérios estabelecidos pelo decisor. O estudo demonstrou que a opção de ROA distribuído e indexação distribuída (A4) é menos sensível a mudanças e possui maior utilidade. De acordo com a análise, A4 é a opção mais indicada para implantação de infraestrutura de TI para a organização de ensino em questão. O estudo contribui para que pesquisadores e gestores profissionais possam avaliar os tipos de arquitetura de ROA e replicar o modelo de decisão para encontrar resultados análogos.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/92510.15675/gepros.v34i2.925Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2014); 831984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925/580https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925/1322https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925/1479Salve, Guilherme BizarroCampos, Vanessa RibeiroCazarini, Edson Walmirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:42:15Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/925Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:42:15GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
title Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
spellingShingle Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
Salve, Guilherme Bizarro
title_short Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
title_full Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
title_fullStr Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
title_full_unstemmed Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
title_sort Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
author Salve, Guilherme Bizarro
author_facet Salve, Guilherme Bizarro
Campos, Vanessa Ribeiro
Cazarini, Edson Walmir
author_role author
author2 Campos, Vanessa Ribeiro
Cazarini, Edson Walmir
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salve, Guilherme Bizarro
Campos, Vanessa Ribeiro
Cazarini, Edson Walmir
description O presente artigo tem como objetivo estruturar o problema de decisão de seleção entre os tipos de arquitetura de ROA pela aplicação da teoria da utilidade multiatributo. A escolha de infraestrutura de TI mais adequada para o ROA é decisão complexa, pois envolve atributos conflitantes e deve atender todos os requisitos necessários. Em situações de incertezas, a Teoria de Utilidade Multiatributo (MAUT) auxilia o tomador de decisão na seleção da melhor alternativa de acordo com critérios estabelecidos pelo decisor. O estudo demonstrou que a opção de ROA distribuído e indexação distribuída (A4) é menos sensível a mudanças e possui maior utilidade. De acordo com a análise, A4 é a opção mais indicada para implantação de infraestrutura de TI para a organização de ensino em questão. O estudo contribui para que pesquisadores e gestores profissionais possam avaliar os tipos de arquitetura de ROA e replicar o modelo de decisão para encontrar resultados análogos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925
10.15675/gepros.v34i2.925
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v34i2.925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925/580
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925/1322
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/925/1479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2014); 83
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696309747712