Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Jôsanny Lopes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paula, Izabel Alinne Alves de, Cardoso, Márcia Lopes, Valdevino, Rosângela Queiroz Souza, Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028
Resumo: A qualidade é tida como fator obrigatório nos dias atuais e considerando que o turismo religioso é o que mais tende a crescer, objetivou-se avaliar a qualidade percebida pelos romeiros de Juazeiro do Norte (CE) quanto aos serviços prestados pelo setor hoteleiro. Para esta avaliação aplicou-se o modelo SERVQUAL, em duas fases para obter o grau de expectativa e depois então o nível de percepção sobre os serviços prestados. A pesquisa foi realizada no período de 29 de outubro a 02 de novembro de 2011, com 390 romeiros, o que assegurou um nível de 95% de confiança sobre o número total da população. Obteve-se gap negativo em todos os itens de todas as cinco dimensões avaliadas, sendo a maior discrepância de – 45% em relação aos aspectos tangíveis e a menor com – 29% referente à segurança. Este resultado sugere que os empresários hoteleiros devem tomar medidas urgentes que possam alavancar positivamente a percepção dos romeiros.
id UNESP-2_d2686071091cc7716eeef4fe1546aac1
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1028
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)A qualidade é tida como fator obrigatório nos dias atuais e considerando que o turismo religioso é o que mais tende a crescer, objetivou-se avaliar a qualidade percebida pelos romeiros de Juazeiro do Norte (CE) quanto aos serviços prestados pelo setor hoteleiro. Para esta avaliação aplicou-se o modelo SERVQUAL, em duas fases para obter o grau de expectativa e depois então o nível de percepção sobre os serviços prestados. A pesquisa foi realizada no período de 29 de outubro a 02 de novembro de 2011, com 390 romeiros, o que assegurou um nível de 95% de confiança sobre o número total da população. Obteve-se gap negativo em todos os itens de todas as cinco dimensões avaliadas, sendo a maior discrepância de – 45% em relação aos aspectos tangíveis e a menor com – 29% referente à segurança. Este resultado sugere que os empresários hoteleiros devem tomar medidas urgentes que possam alavancar positivamente a percepção dos romeiros.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2013-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/102810.15675/gepros.v8i2.1028Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2013); 1511984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028/496https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028/1396https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028/1397Macêdo, Jôsanny Lopes dePaula, Izabel Alinne Alves deCardoso, Márcia LopesValdevino, Rosângela Queiroz SouzaFerraz, Serafim Firmo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-01T21:22:58Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1028Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2013-07-01T21:22:58GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
title Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
spellingShingle Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
Macêdo, Jôsanny Lopes de
title_short Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
title_full Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
title_fullStr Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
title_full_unstemmed Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
title_sort Emprego da Escala SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Hospedagem durante uma romaria em Juazeiro do Norte (CE)
author Macêdo, Jôsanny Lopes de
author_facet Macêdo, Jôsanny Lopes de
Paula, Izabel Alinne Alves de
Cardoso, Márcia Lopes
Valdevino, Rosângela Queiroz Souza
Ferraz, Serafim Firmo de Souza
author_role author
author2 Paula, Izabel Alinne Alves de
Cardoso, Márcia Lopes
Valdevino, Rosângela Queiroz Souza
Ferraz, Serafim Firmo de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Jôsanny Lopes de
Paula, Izabel Alinne Alves de
Cardoso, Márcia Lopes
Valdevino, Rosângela Queiroz Souza
Ferraz, Serafim Firmo de Souza
description A qualidade é tida como fator obrigatório nos dias atuais e considerando que o turismo religioso é o que mais tende a crescer, objetivou-se avaliar a qualidade percebida pelos romeiros de Juazeiro do Norte (CE) quanto aos serviços prestados pelo setor hoteleiro. Para esta avaliação aplicou-se o modelo SERVQUAL, em duas fases para obter o grau de expectativa e depois então o nível de percepção sobre os serviços prestados. A pesquisa foi realizada no período de 29 de outubro a 02 de novembro de 2011, com 390 romeiros, o que assegurou um nível de 95% de confiança sobre o número total da população. Obteve-se gap negativo em todos os itens de todas as cinco dimensões avaliadas, sendo a maior discrepância de – 45% em relação aos aspectos tangíveis e a menor com – 29% referente à segurança. Este resultado sugere que os empresários hoteleiros devem tomar medidas urgentes que possam alavancar positivamente a percepção dos romeiros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028
10.15675/gepros.v8i2.1028
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v8i2.1028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028/496
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028/1396
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1028/1397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2013); 151
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696360079360