UMA ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DOS BANCOS DE VAREJO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunstein, Israel
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Campello, Mauro Luiz Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/21
Resumo: Os bancos de varejo, muito criticados pelo governo e pela população em geral pelos lucros e serviços prestados, vêm apresentando nos últimos anos uma capacidade de ajuste às diversas mudanças ocorridas tanto no cenário econômico, com a estabilização da economia, como também têm buscado formas diversas de superar todas as mudanças que enfrentaram. Dentro desse quadro, com uma concorrência cada vez mais forte, o que faz com que os bancos do segmento varejo sejam tão competitivos assim, ,apresentando os recentes resultados, com lucros cada vez maiores? Quais são os fatores que influem nessa situação? O que os bancos fizeram para alcançar tal nível de competitividade? Como isso é visto pelos gerentes regionais, gerentes de agência e gerentes de negócios dos bancos? Este artigo pretende buscar respostas para estas perguntas. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa de campo com gerentes de alguns bancos para identificação e avaliação dos fatores de competitividade. Os resultados da pesquisa mostram que os bancos não alcançaram os níveis atuais de rentabilidade apenas pela aplicação dos juros praticados em seus empréstimos, mas sim por diversas mudanças e adoção de várias estratégias competitivas. Palavras-chave: Competitividade, Mudança, Resultados.
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