UMA ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DOS BANCOS DE VAREJO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/21 |
Resumo: | Os bancos de varejo, muito criticados pelo governo e pela população em geral pelos lucros e serviços prestados, vêm apresentando nos últimos anos uma capacidade de ajuste às diversas mudanças ocorridas tanto no cenário econômico, com a estabilização da economia, como também têm buscado formas diversas de superar todas as mudanças que enfrentaram. Dentro desse quadro, com uma concorrência cada vez mais forte, o que faz com que os bancos do segmento varejo sejam tão competitivos assim, ,apresentando os recentes resultados, com lucros cada vez maiores? Quais são os fatores que influem nessa situação? O que os bancos fizeram para alcançar tal nível de competitividade? Como isso é visto pelos gerentes regionais, gerentes de agência e gerentes de negócios dos bancos? Este artigo pretende buscar respostas para estas perguntas. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa de campo com gerentes de alguns bancos para identificação e avaliação dos fatores de competitividade. Os resultados da pesquisa mostram que os bancos não alcançaram os níveis atuais de rentabilidade apenas pela aplicação dos juros praticados em seus empréstimos, mas sim por diversas mudanças e adoção de várias estratégias competitivas. Palavras-chave: Competitividade, Mudança, Resultados. |
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UMA ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DOS BANCOS DE VAREJO NO BRASILOs bancos de varejo, muito criticados pelo governo e pela população em geral pelos lucros e serviços prestados, vêm apresentando nos últimos anos uma capacidade de ajuste às diversas mudanças ocorridas tanto no cenário econômico, com a estabilização da economia, como também têm buscado formas diversas de superar todas as mudanças que enfrentaram. Dentro desse quadro, com uma concorrência cada vez mais forte, o que faz com que os bancos do segmento varejo sejam tão competitivos assim, ,apresentando os recentes resultados, com lucros cada vez maiores? Quais são os fatores que influem nessa situação? O que os bancos fizeram para alcançar tal nível de competitividade? Como isso é visto pelos gerentes regionais, gerentes de agência e gerentes de negócios dos bancos? Este artigo pretende buscar respostas para estas perguntas. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa de campo com gerentes de alguns bancos para identificação e avaliação dos fatores de competitividade. Os resultados da pesquisa mostram que os bancos não alcançaram os níveis atuais de rentabilidade apenas pela aplicação dos juros praticados em seus empréstimos, mas sim por diversas mudanças e adoção de várias estratégias competitivas. Palavras-chave: Competitividade, Mudança, Resultados.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2005-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2110.15675/gepros.v0i1.21Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2005); Pag. 821984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/21/19Brunstein, IsraelCampello, Mauro Luiz Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:13:53Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/21Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:13:53GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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