Linked Open Data no contexto acadêmico: identificação e análise de vocabulários utilizados na academia e na pesquisa científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Information Science |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6780 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são os vocabulários Linked Data utilizados na descrição de recursos no contexto acadêmico. Esta é uma pesquisa descritiva, pois caracteriza os vocabulários identificados; utiliza uma abordagem quantitativa para definir indicadores de popularidade; e realiza a coleta de dados por meio de uma abordagem documental. Os vocabulários são identificados por meio de Web Sites e conjuntos de dados (datasets) no contexto acadêmico. Indicadores de popularidade são criados baseados na presença do vocabulário no Linked Open Vocabularies (LOV) e da quantidade de ocorrência dos vocabulários em datasets tanto dentro quanto fora do contexto acadêmico. Os datasets utilizados para a identificação de vocabulários foram encontrados em iniciativas Linked Data para o contexto acadêmico. Ao todo, foram identificados 102 vocabulários utilizados na descrição de dados e metadados para o contexto acadêmico, relacionados a variados tópicos: Pessoas e Organizações, Cursos e Formação, Recursos Acadêmicos e Institucionais, Projetos, Pesquisas, Coleções, Recursos de Multimídia, Páginas Web e Redes Sociais, Localização, Tempo e Eventos, Dados Estatísticos, Metadados e Outros. Assim, percebemos que a CI pode contribuir em diferentes vertentes relacionadas ao Linked Data, tais como na criação e disseminação de diretrizes sobre o uso de metadados, conciliadas a partir de práticas e estudos de usuário. |
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Linked Open Data no contexto acadêmico: identificação e análise de vocabulários utilizados na academia e na pesquisa científicaLinked EducationLinked ScienceLinked DataVocabulários abertosWeb de DadosOntologiaO presente trabalho tem como objetivo identificar quais são os vocabulários Linked Data utilizados na descrição de recursos no contexto acadêmico. Esta é uma pesquisa descritiva, pois caracteriza os vocabulários identificados; utiliza uma abordagem quantitativa para definir indicadores de popularidade; e realiza a coleta de dados por meio de uma abordagem documental. Os vocabulários são identificados por meio de Web Sites e conjuntos de dados (datasets) no contexto acadêmico. Indicadores de popularidade são criados baseados na presença do vocabulário no Linked Open Vocabularies (LOV) e da quantidade de ocorrência dos vocabulários em datasets tanto dentro quanto fora do contexto acadêmico. Os datasets utilizados para a identificação de vocabulários foram encontrados em iniciativas Linked Data para o contexto acadêmico. Ao todo, foram identificados 102 vocabulários utilizados na descrição de dados e metadados para o contexto acadêmico, relacionados a variados tópicos: Pessoas e Organizações, Cursos e Formação, Recursos Acadêmicos e Institucionais, Projetos, Pesquisas, Coleções, Recursos de Multimídia, Páginas Web e Redes Sociais, Localização, Tempo e Eventos, Dados Estatísticos, Metadados e Outros. Assim, percebemos que a CI pode contribuir em diferentes vertentes relacionadas ao Linked Data, tais como na criação e disseminação de diretrizes sobre o uso de metadados, conciliadas a partir de práticas e estudos de usuário.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/678010.36311/1981-1640.2017.v11n3.05.p34Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 3 (2017)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 3 (2017)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 3 (2017)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6780/4651Rozsa, VitorDutra, Moisés LimaNhacuongue, Januário Albinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:14Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6780Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:14Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
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