Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Manuela Bravo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caldin, Clarice Fortkamp
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6846
Resumo: Esse estudo possui como objetivo principal a análise das semelhanças e diferenças na aplicação dos três principais programas de Biblioterapia no Reino Unido: Books on Prescription, Well into Words e Get into Reading. O primeiro programa analisado, Books on Prescription, utiliza receitas médicas para livros de autoajuda. O segundo, Well into words, pioneiro de biblioterapia de desenvolvimento, utiliza literatura para promover o bem-estar. Igualmente o faz o terceiro, Get into Reading, com a diferença de só utilizar literatura clássica britânica em suas leituras. A realização da pesquisa demandou a revisão bibliográfica a respeito do tema, tais como artigos de profissionais britânicos que aplicam ou estudam os programas supracitados. Além de bibliográfica, a pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa. Conclui-se que a principal diferença entre os programas é o método de administração da leitura: enquanto Well into Words e Get into Reading valem-se de grupos de leitura, entendendo a biblioterapia como uma terapia do diálogo e da interação, o programa mais popular, o Books on Prescription se vale da leitura solitária para fazer mudanças no comportamento. Outra grande diferença está no tipo de material usado: enquanto os outros dois utilizam literatura, Books on Prescription utiliza material de autoajuda.
id UNESP-31_82835ff989fb035e7c24cd480de16654
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6846
network_acronym_str UNESP-31
network_name_str Brazilian Journal of Information Science
repository_id_str
spelling Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino UnidoBiblioterapiaBiblioterapia de desenvolvimentoProgramas de biblioterapia no Reino UnidoLiteraturaLivros de autoajuda.Esse estudo possui como objetivo principal a análise das semelhanças e diferenças na aplicação dos três principais programas de Biblioterapia no Reino Unido: Books on Prescription, Well into Words e Get into Reading. O primeiro programa analisado, Books on Prescription, utiliza receitas médicas para livros de autoajuda. O segundo, Well into words, pioneiro de biblioterapia de desenvolvimento, utiliza literatura para promover o bem-estar. Igualmente o faz o terceiro, Get into Reading, com a diferença de só utilizar literatura clássica britânica em suas leituras. A realização da pesquisa demandou a revisão bibliográfica a respeito do tema, tais como artigos de profissionais britânicos que aplicam ou estudam os programas supracitados. Além de bibliográfica, a pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa. Conclui-se que a principal diferença entre os programas é o método de administração da leitura: enquanto Well into Words e Get into Reading valem-se de grupos de leitura, entendendo a biblioterapia como uma terapia do diálogo e da interação, o programa mais popular, o Books on Prescription se vale da leitura solitária para fazer mudanças no comportamento. Outra grande diferença está no tipo de material usado: enquanto os outros dois utilizam literatura, Books on Prescription utiliza material de autoajuda.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/684610.36311/1981-1640.2017.v11n3.06.p53Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 3 (2017)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 3 (2017)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 3 (2017)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6846/4653Leite, Manuela BravoCaldin, Clarice Fortkampinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:13Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6846Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:13Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
title Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
spellingShingle Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
Leite, Manuela Bravo
Biblioterapia
Biblioterapia de desenvolvimento
Programas de biblioterapia no Reino Unido
Literatura
Livros de autoajuda.
title_short Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
title_full Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
title_fullStr Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
title_full_unstemmed Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
title_sort Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido
author Leite, Manuela Bravo
author_facet Leite, Manuela Bravo
Caldin, Clarice Fortkamp
author_role author
author2 Caldin, Clarice Fortkamp
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Manuela Bravo
Caldin, Clarice Fortkamp
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia
Biblioterapia de desenvolvimento
Programas de biblioterapia no Reino Unido
Literatura
Livros de autoajuda.
topic Biblioterapia
Biblioterapia de desenvolvimento
Programas de biblioterapia no Reino Unido
Literatura
Livros de autoajuda.
description Esse estudo possui como objetivo principal a análise das semelhanças e diferenças na aplicação dos três principais programas de Biblioterapia no Reino Unido: Books on Prescription, Well into Words e Get into Reading. O primeiro programa analisado, Books on Prescription, utiliza receitas médicas para livros de autoajuda. O segundo, Well into words, pioneiro de biblioterapia de desenvolvimento, utiliza literatura para promover o bem-estar. Igualmente o faz o terceiro, Get into Reading, com a diferença de só utilizar literatura clássica britânica em suas leituras. A realização da pesquisa demandou a revisão bibliográfica a respeito do tema, tais como artigos de profissionais britânicos que aplicam ou estudam os programas supracitados. Além de bibliográfica, a pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa. Conclui-se que a principal diferença entre os programas é o método de administração da leitura: enquanto Well into Words e Get into Reading valem-se de grupos de leitura, entendendo a biblioterapia como uma terapia do diálogo e da interação, o programa mais popular, o Books on Prescription se vale da leitura solitária para fazer mudanças no comportamento. Outra grande diferença está no tipo de material usado: enquanto os outros dois utilizam literatura, Books on Prescription utiliza material de autoajuda.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6846
10.36311/1981-1640.2017.v11n3.06.p53
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6846
identifier_str_mv 10.36311/1981-1640.2017.v11n3.06.p53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6846/4653
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 3 (2017)
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 3 (2017)
Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 3 (2017)
1981-1640
reponame:Brazilian Journal of Information Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Journal of Information Science
collection Brazilian Journal of Information Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv brajis.marilia@unesp.br||
_version_ 1754840471353425920