Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodas, Cecilio Merlotti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Internet têm modificado a maneira como as pessoas acessam informação. Nesse contexto, as ferramentas de busca exercem um papel fundamental na recuperação da informação. O Google, por exemplo, é a ferramenta de busca que possui o maior número de acessos e, para muitos usuários, tem sido considerado a porta de entrada na Internet. Isso evidencia a importância que a sua interface pode ter sobre o comportamento informacional das pessoas que o utilizam e tem sido objeto de estudos em User Experience. Nos últimos anos novos elementos visuais, como o rich snippet, foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no com-portamento dos usuários. Neste trabalho apresentamos características da tecnologia de eye tracking, a qual é composta por um conjunto sofisticado de equipamentos que possibilita o rastreamento ocular, permitindo ser utilizada em testes de User Experience. Utilizando a tecnologia de eye tracking realizamos uma investigação experimental para verificar se as estrelas de avaliação contidas no elemento rich snippet influenciavam na tomada de decisão dos usuários. Os resultados dos testes mostram que os usuários parecem confiar nas informações apre-sentadas nesse elemento, já que 100% dos cliques ocorreram sobre os resultados que continham rich snippet com estrelas de avaliação. Foi possível observar que houve uma influência no comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da interface do Google no processo decisório de seus usuários.
id UNESP-31_af7bedc55a3649c9c8f38d20def24b7e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5997
network_acronym_str UNESP-31
network_name_str Brazilian Journal of Information Science
repository_id_str
spelling Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelamGooglePáginas de Resultados de Ferramentas de BuscaEye TrackingRich SnippetUser ExperienceAs Tecnologias de Informação e Comunicação e a Internet têm modificado a maneira como as pessoas acessam informação. Nesse contexto, as ferramentas de busca exercem um papel fundamental na recuperação da informação. O Google, por exemplo, é a ferramenta de busca que possui o maior número de acessos e, para muitos usuários, tem sido considerado a porta de entrada na Internet. Isso evidencia a importância que a sua interface pode ter sobre o comportamento informacional das pessoas que o utilizam e tem sido objeto de estudos em User Experience. Nos últimos anos novos elementos visuais, como o rich snippet, foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no com-portamento dos usuários. Neste trabalho apresentamos características da tecnologia de eye tracking, a qual é composta por um conjunto sofisticado de equipamentos que possibilita o rastreamento ocular, permitindo ser utilizada em testes de User Experience. Utilizando a tecnologia de eye tracking realizamos uma investigação experimental para verificar se as estrelas de avaliação contidas no elemento rich snippet influenciavam na tomada de decisão dos usuários. Os resultados dos testes mostram que os usuários parecem confiar nas informações apre-sentadas nesse elemento, já que 100% dos cliques ocorreram sobre os resultados que continham rich snippet com estrelas de avaliação. Foi possível observar que houve uma influência no comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da interface do Google no processo decisório de seus usuários.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/599710.36311/1981-1640.2016.v10n3.13.p112Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997/4273Rodas, Cecilio MerlottiVidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:34Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5997Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:34Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
title Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
spellingShingle Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
Rodas, Cecilio Merlotti
Google
Páginas de Resultados de Ferramentas de Busca
Eye Tracking
Rich Snippet
User Experience
title_short Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
title_full Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
title_fullStr Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
title_full_unstemmed Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
title_sort Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
author Rodas, Cecilio Merlotti
author_facet Rodas, Cecilio Merlotti
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
author_role author
author2 Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodas, Cecilio Merlotti
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
dc.subject.por.fl_str_mv Google
Páginas de Resultados de Ferramentas de Busca
Eye Tracking
Rich Snippet
User Experience
topic Google
Páginas de Resultados de Ferramentas de Busca
Eye Tracking
Rich Snippet
User Experience
description As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Internet têm modificado a maneira como as pessoas acessam informação. Nesse contexto, as ferramentas de busca exercem um papel fundamental na recuperação da informação. O Google, por exemplo, é a ferramenta de busca que possui o maior número de acessos e, para muitos usuários, tem sido considerado a porta de entrada na Internet. Isso evidencia a importância que a sua interface pode ter sobre o comportamento informacional das pessoas que o utilizam e tem sido objeto de estudos em User Experience. Nos últimos anos novos elementos visuais, como o rich snippet, foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no com-portamento dos usuários. Neste trabalho apresentamos características da tecnologia de eye tracking, a qual é composta por um conjunto sofisticado de equipamentos que possibilita o rastreamento ocular, permitindo ser utilizada em testes de User Experience. Utilizando a tecnologia de eye tracking realizamos uma investigação experimental para verificar se as estrelas de avaliação contidas no elemento rich snippet influenciavam na tomada de decisão dos usuários. Os resultados dos testes mostram que os usuários parecem confiar nas informações apre-sentadas nesse elemento, já que 100% dos cliques ocorreram sobre os resultados que continham rich snippet com estrelas de avaliação. Foi possível observar que houve uma influência no comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da interface do Google no processo decisório de seus usuários.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997
10.36311/1981-1640.2016.v10n3.13.p112
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997
identifier_str_mv 10.36311/1981-1640.2016.v10n3.13.p112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997/4273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016)
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016)
Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016)
1981-1640
reponame:Brazilian Journal of Information Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Journal of Information Science
collection Brazilian Journal of Information Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv brajis.marilia@unesp.br||
_version_ 1754840471307288576