Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Information Science |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Internet têm modificado a maneira como as pessoas acessam informação. Nesse contexto, as ferramentas de busca exercem um papel fundamental na recuperação da informação. O Google, por exemplo, é a ferramenta de busca que possui o maior número de acessos e, para muitos usuários, tem sido considerado a porta de entrada na Internet. Isso evidencia a importância que a sua interface pode ter sobre o comportamento informacional das pessoas que o utilizam e tem sido objeto de estudos em User Experience. Nos últimos anos novos elementos visuais, como o rich snippet, foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no com-portamento dos usuários. Neste trabalho apresentamos características da tecnologia de eye tracking, a qual é composta por um conjunto sofisticado de equipamentos que possibilita o rastreamento ocular, permitindo ser utilizada em testes de User Experience. Utilizando a tecnologia de eye tracking realizamos uma investigação experimental para verificar se as estrelas de avaliação contidas no elemento rich snippet influenciavam na tomada de decisão dos usuários. Os resultados dos testes mostram que os usuários parecem confiar nas informações apre-sentadas nesse elemento, já que 100% dos cliques ocorreram sobre os resultados que continham rich snippet com estrelas de avaliação. Foi possível observar que houve uma influência no comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da interface do Google no processo decisório de seus usuários. |
id |
UNESP-31_af7bedc55a3649c9c8f38d20def24b7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5997 |
network_acronym_str |
UNESP-31 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Information Science |
repository_id_str |
|
spelling |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelamGooglePáginas de Resultados de Ferramentas de BuscaEye TrackingRich SnippetUser ExperienceAs Tecnologias de Informação e Comunicação e a Internet têm modificado a maneira como as pessoas acessam informação. Nesse contexto, as ferramentas de busca exercem um papel fundamental na recuperação da informação. O Google, por exemplo, é a ferramenta de busca que possui o maior número de acessos e, para muitos usuários, tem sido considerado a porta de entrada na Internet. Isso evidencia a importância que a sua interface pode ter sobre o comportamento informacional das pessoas que o utilizam e tem sido objeto de estudos em User Experience. Nos últimos anos novos elementos visuais, como o rich snippet, foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no com-portamento dos usuários. Neste trabalho apresentamos características da tecnologia de eye tracking, a qual é composta por um conjunto sofisticado de equipamentos que possibilita o rastreamento ocular, permitindo ser utilizada em testes de User Experience. Utilizando a tecnologia de eye tracking realizamos uma investigação experimental para verificar se as estrelas de avaliação contidas no elemento rich snippet influenciavam na tomada de decisão dos usuários. Os resultados dos testes mostram que os usuários parecem confiar nas informações apre-sentadas nesse elemento, já que 100% dos cliques ocorreram sobre os resultados que continham rich snippet com estrelas de avaliação. Foi possível observar que houve uma influência no comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da interface do Google no processo decisório de seus usuários.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/599710.36311/1981-1640.2016.v10n3.13.p112Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997/4273Rodas, Cecilio MerlottiVidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:34Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5997Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:34Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam |
title |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam |
spellingShingle |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam Rodas, Cecilio Merlotti Páginas de Resultados de Ferramentas de Busca Eye Tracking Rich Snippet User Experience |
title_short |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam |
title_full |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam |
title_fullStr |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam |
title_full_unstemmed |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam |
title_sort |
Eye Tracking em User Experience: o que os seus olhos revelam |
author |
Rodas, Cecilio Merlotti |
author_facet |
Rodas, Cecilio Merlotti Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio |
author_role |
author |
author2 |
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodas, Cecilio Merlotti Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Google Páginas de Resultados de Ferramentas de Busca Eye Tracking Rich Snippet User Experience |
topic |
Google Páginas de Resultados de Ferramentas de Busca Eye Tracking Rich Snippet User Experience |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Internet têm modificado a maneira como as pessoas acessam informação. Nesse contexto, as ferramentas de busca exercem um papel fundamental na recuperação da informação. O Google, por exemplo, é a ferramenta de busca que possui o maior número de acessos e, para muitos usuários, tem sido considerado a porta de entrada na Internet. Isso evidencia a importância que a sua interface pode ter sobre o comportamento informacional das pessoas que o utilizam e tem sido objeto de estudos em User Experience. Nos últimos anos novos elementos visuais, como o rich snippet, foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no com-portamento dos usuários. Neste trabalho apresentamos características da tecnologia de eye tracking, a qual é composta por um conjunto sofisticado de equipamentos que possibilita o rastreamento ocular, permitindo ser utilizada em testes de User Experience. Utilizando a tecnologia de eye tracking realizamos uma investigação experimental para verificar se as estrelas de avaliação contidas no elemento rich snippet influenciavam na tomada de decisão dos usuários. Os resultados dos testes mostram que os usuários parecem confiar nas informações apre-sentadas nesse elemento, já que 100% dos cliques ocorreram sobre os resultados que continham rich snippet com estrelas de avaliação. Foi possível observar que houve uma influência no comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da interface do Google no processo decisório de seus usuários. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997 10.36311/1981-1640.2016.v10n3.13.p112 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997 |
identifier_str_mv |
10.36311/1981-1640.2016.v10n3.13.p112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5997/4273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016) Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016) Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016) 1981-1640 reponame:Brazilian Journal of Information Science instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Brazilian Journal of Information Science |
collection |
Brazilian Journal of Information Science |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
brajis.marilia@unesp.br|| |
_version_ |
1754840471307288576 |