A trajetória discursiva da Ciência da Informação no Brasil: análise de artigos de periódicos da área na década de 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caprioli, Mariana da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Larissa de Mello, Moraes, João Batista Ernesto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6004
Resumo: Parte-se do pressuposto de que a Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar, e levando em consideração sua interlocução com outras áreas, assim como seu caráter tanto de ciência aplicada, quanto de ciência pura, tornando-se necessário formular a pergunta: “Qual o discurso criado pela Ciência da Informação?”, levando em conta que suas características teóricas singulares perpassam pela questão da prática e da teoria. Desta forma, tem-se como objetivo geral a construção de um esboço do percurso conceitual e discursivo da Ciência da Informação no Brasil, por meio dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, através da análise de artigos publicados nos periódicos Ciência da In-formação e Perspectivas em Ciência da Informação, na década de 1990. Os objetivos específicos são consolidar, formular e sistematizar a trajetória discursiva da área. A metodologia se pauta nos pressupostos teóricos metodológicos da análise do discurso de Matriz Francesa. Para que o percurso discursivo pudesse ser construído de maneira concreta, achou-se necessária a explanação dos acontecimentos relacionados à área na década 1990, e dessa forma montar um cenário no qual os artigos estavam pautados, assim como esclarecer a criação e mudança de nome do atual IBICT e também dos periódicos escolhidos para a análise dos artigos. Apresenta-se como resultado a criação de um quadro comparativo entre conceitos, para visualização e construção do percurso discursivo. Como conclusão entende-se que o discurso da década de 1990 na área é o que passou por um processo de maturação responsável por subsidiar decisões no âmbito da esfera científica.
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