Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Information Science |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929 |
Resumo: | Resumo Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais. |
id |
UNESP-31_e3e3c533dd0ee4dfff5472aaabdfd4ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5929 |
network_acronym_str |
UNESP-31 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Information Science |
repository_id_str |
|
spelling |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagemBibliotecasMídias sociaisCognição humanaEnsino-aprendizagemLetramento informacionalInternet.Resumo Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/592910.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 2 (2016)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 2 (2016)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 2 (2016)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929/4139Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:46Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5929Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:46Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem |
title |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Bibliotecas Mídias sociais Cognição humana Ensino-aprendizagem Letramento informacional Internet. |
title_short |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem |
title_full |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem |
title_sort |
Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas Mídias sociais Cognição humana Ensino-aprendizagem Letramento informacional Internet. |
topic |
Bibliotecas Mídias sociais Cognição humana Ensino-aprendizagem Letramento informacional Internet. |
description |
Resumo Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929 10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929 |
identifier_str_mv |
10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929/4139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 2 (2016) Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 2 (2016) Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 2 (2016) 1981-1640 reponame:Brazilian Journal of Information Science instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Brazilian Journal of Information Science |
collection |
Brazilian Journal of Information Science |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
brajis.marilia@unesp.br|| |
_version_ |
1754840471291559936 |