Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929
Resumo: Resumo Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais.
id UNESP-31_e3e3c533dd0ee4dfff5472aaabdfd4ea
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5929
network_acronym_str UNESP-31
network_name_str Brazilian Journal of Information Science
repository_id_str
spelling Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagemBibliotecasMídias sociaisCognição humanaEnsino-aprendizagemLetramento informacionalInternet.Resumo Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/592910.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 2 (2016)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 2 (2016)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 2 (2016)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929/4139Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:46Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5929Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:46Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
title Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
spellingShingle Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Bibliotecas
Mídias sociais
Cognição humana
Ensino-aprendizagem
Letramento informacional
Internet.
title_short Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
title_full Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
title_fullStr Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
title_sort Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas
Mídias sociais
Cognição humana
Ensino-aprendizagem
Letramento informacional
Internet.
topic Bibliotecas
Mídias sociais
Cognição humana
Ensino-aprendizagem
Letramento informacional
Internet.
description Resumo Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929
10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929
identifier_str_mv 10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929/4139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 2 (2016)
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 2 (2016)
Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 2 (2016)
1981-1640
reponame:Brazilian Journal of Information Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Journal of Information Science
collection Brazilian Journal of Information Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv brajis.marilia@unesp.br||
_version_ 1754840471291559936